Os alunos do 1º ano deram vida a uma cena do livro "João do Urso Filho" durante a continuidade do projeto de leitura. Inspirados pelo gesto do personagem que colhia rosas para presentear sua professora, as crianças vivenciaram uma atividade que uniu habilidades manuais e reflexão sobre valores humanos.
A professora trouxe para a sala pequenos galhos secos que cada aluno usou para confeccionar sua própria rosa simbólica, num exercício que desenvolveu não apenas a coordenação motora fina, mas, principalmente, a sensibilidade.
Enquanto as mãos trabalhavam colando e colorindo, surgiram reflexões sobre o poder das pequenas atenções. "Como me sinto ao fazer algo especial para alguém?" e "Que gesto simples já alegrou seu dia?" foram perguntas que ecoaram pela sala, criando um ambiente de fortalecimento de vínculos entre as crianças.
Mais do que flores de papel, a atividade rendeu lições concretas sobre delicadeza e generosidade. Cada rosa criada tornou-se símbolo do cuidado que podemos cultivar em nossas relações, começando por gestos aparentemente simples, mas cheios de significado.