Notícias

Página: 684 de 841


2º Ano do Ensino Médio estuda equilíbrio químico no Laboratório

Unidade: Funcionários

Para compreender como as reações de equilíbrio químico ocorrem e reagem em função de uma perturbação externa, o 2º Ano do Ensino Médio realizou um estimulante estudo prático. Organizados em grupos de 4, os alunos realizaram os experimentos e trocaram ideias sobre cada procedimento. O objetivo da prática é avaliar a interferência da adição de um ácido (ácido clorídrico) e de uma base (hidróxido de sódio) em reações de equilíbrio. Os alunos compreenderam que acrescentar (...)

Leia mais

Parabéns, alunos do 9º Ano!

Unidade: Rio de Janeiro

O 9º Ano está muito feliz e cheio de motivos para comemorar! Todos os alunos que fizeram prova de seleção para ingressarem no Colégio Aplicação da UFRJ foram aprovados! Como a 2ª fase é um sorteio entre os candidatos aprovados, agora é torcer para serem sorteados. Parabéns 9º Ano! No Colégio Logosófico superação é nosso (...)

Leia mais

1° Ano cultiva bons hábitos de leitura

Unidade: Rio de Janeiro

A turma do 1º Ano participou da atividade "Lendo o Mundo",  que teve como  objetivo principal a aquisição do hábito de ler livros de forma prazerosa, despertando o gosto pelo estudo. Toda semana, os alunos escolhiam um livro para ser lido com a família, cultivando e fortalecendo, assim, o vínculo. A professora encerrou essas atividades com seus alunos,  fazendo um divertido sorteio dos livros!  Após o sorteio, os alunos registraram no caderno as cenas que mais gostaram dos (...)

Leia mais

Alunos do Fundamental 2 participam de aulão sobre a África

Unidade: Rio de Janeiro

Neste ano, com base no projeto anual da escola – O conhecimento de si mesmo: essencial para o entendimento global –, a literatura africana de língua portuguesa foi escolhida para ser trabalhada  em sala de aula.  O objetivo era estabelecer uma aproximação histórica, cultural e linguística entre o Brasil e alguns países africanos falantes de língua portuguesa, como Angola e Moçambique. Por isso, foram lidas, nas quatro séries do Ensino Fundamental 2, obras do angolano Ondjaki e (...)

Leia mais

Infantil 2 aprende sobre alimentação saudável de forme lúdica

Unidade: Rio de Janeiro

“Sensacional!” Foi essa a palavra dita com muita alegria por um aluno do Infantil 2 e que resume a experiência vivida por eles. Durante uma semana, a turma pesquisou sobre alimentação saudável e realizou algumas experiências próximas ao jardim do Colégio. Sob a orientação de uma nutricionista e da professora, a turma teve a oportunidade de colher, retirando  da terra com as próprias mãos, legumes e hortaliças como: cenoura, beterraba e alface. "Colocar a mão na (...)

Leia mais

Turma do 1º Ano aprende sobre as aves nas aulas de Inglês

Unidade: Rio de Janeiro

A turma do 1º Ano está aprendendo sobre birds (pássaros) nas aulas de Inglês. Já descobriram que eles possuem feathers (penas) e que há muitos tipos, como peacock, duck, parrot, macaw, penguin, chicken (pavão, pato, papagaio, arara, pinguim, galinha). Em grupos, eles fizeram uma colagem com feathers decoradas. Além de aprenderem Inglês e Ciências, as crianças também aprenderam a conciliar, pois cada grupo escolheu apenas um bird para a colagem. Agora a exposição (...)

Leia mais

7º e 8º Ano visitam Cidades Históricas de Minas Gerais

Unidade: Rio de Janeiro

Com o objetivo de complementar os estudos realizados sobre o barroco mineiro e o ciclo da mineração de ouro, os alunos do 7º e 8º Ano, acompanhados pelos professores Alessandra Marques, de Ciências, Martha Debuche, de História e Luiz Antônio, de Educação Física, realizaram uma viagem pelo túnel do tempo para conhecerem parte da história do Brasil nas cidades centenárias que integram o circuito histórico de Minas Gerais (Ouro Preto, São João Del Rei, Mariana, Tiradentes e (...)

Leia mais

Alunos do 1º Ano do Ensino Médio constroem “moléculas”

Unidade: Funcionários

O estudo da ciência Química é repleto de símbolos, fórmulas e equações, utilizados para expressar o conhecimento sobre as propriedades, constituições e transformações dos materiais. Com o objetivo de promover o entendimento conceitual de Química, os estudantes do 1º Ano do Ensino Médio realizaram, no laboratório, uma atividade com modelos moleculares, com o acompanhamento das professoras Fabiana Costa, Luciane Soares e Ward Lauar. A confecção de conjuntos de modelos (...)

Leia mais

Alunos do 2º Ano do Ensino Médio desenvolvem um belo projeto social

Unidade: Funcionários

Com o objetivo de propiciar aos alunos conhecer realidades diferentes das que vivem, favorecendo o cultivo dos sentimentos de gratidão e de humanidade, a professora de Biologia, Cacilda Lage e a assessora educacional, Luciene Araújo, estimularam os alunos a desenvolver projetos sociais que receberam nomes bem criativos: Musicando; Resgate de Memórias; ABC dos Valores;  Motiva-ação; Hora da alegria; Nada se muda, tudo se transforma; Esporte, uma maneira de se levantar para a (...)

Leia mais