Página: 682 de 923
Turma do Infantil 4 aprende sobre o alfabeto brincando
As professoras Cristina Araújo e Mariele Pires realizaram a brincadeira da batata quente com a turma do Infantil 4. Elas aproveitaram que essa é uma brincadeira do cotidiano das crianças e adaptaram alguns aspectos, como: a criança que fosse “queimada”, ao invés de sair da brincadeira, teria que sortear uma letra do alfabeto e pensar para falar em uma palavra que iniciasse com a letra. Para que todos pudessem participar, a criança que não soubesse uma palavra com a letra sorteada (...)
Leia maisTurma do Infantil 3 se prepara para a Mostra do Conhecimento
Os alunos do Infantil 3 estão bastante estimulados com a Mostra de Conhecimento. A exposição da turma terá como título O Mundinho do Infantil 3. Tal escolha se deve aos estudos que estão realizando de algumas obras da coleção O Mundinho, da autora Ingrid Biesemeyer. Por meio dessa atividade, as crianças terão a oportunidade de compartilhar com todos que vierem, os estudos desenvolvidos até o momento, dentre eles: criações humanas x criações de Deus; as fases que compreendem (...)
Leia maisTurmas do 6º ao 9º Ano participam de ação educativa promovida pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia
A Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN), do dia 11 a 15 de setembro, realizou o movimento Neuro em Ação, que tem como intuito o esclarecimento quanto aos perigos de hábitos cotidianos, como: o uso do aparelho celular à direção; o mergulho em águas rasas e as más posturas corporais. O slogan da campanha era: Use a cabeça! Proteja o seu corpo! O movimento Neuro em Ação ocorreu em comemoração aos 60 anos da SBN e compõe o Projeto Pense Bem, cujo o objetivo é a (...)
Leia maisAlunos do 7° Ano aprendem a fazer Guacamole na aula de Espanhol
Os alunos do 7º Ano estavam curiosos para conhecer os procedimentos que envolviam a produção da famosa comida mexicana: Guacamole. Eles estudaram a cultura mexicana nas aulas de Espanhol e este prato foi apresentado como uma iguaria típica da culinária. Muito animados, os alunos pediram para que a professora Norma Ribeiro ensinasse a fazer a Guacamole e, para isso, se organizaram para terem os ingredientes necessários em sala de aula. Cada aluno contribuiu com um item da receita (...)
Leia maisTurma do 6° Ano pesquisa sobre os nomes dos oceanos
Durante o estudo sobre Placas Tectônicas, a professora de Geografia Irina Alves estimulou os alunos do 6° Ano a pesquisarem o motivo pelo qual os oceanos receberam os nomes que conhecemos até hoje. Os alunos Ana Lucinda Vargas e Caio Mieto foram além. Pesquisaram a origem dos nomes do Oceano Atlântico e do Pacífico e produziram um vídeo para os colegas. Ana Lucinda contou que Fernão de Magalhães nomeou um dos oceanos como Pacífico por acreditar que ele era mais calmo que o (...)
Leia mais8º Ano confecciona histórias em quadrinhos rimadas para fixar o conteúdo de História
Como forma de fixar e avaliar o que foi aprendido em sala de aula sobre a Conjuração Baiana, a Inconfidência Mineira e a Revolução Pernambucana, os alunos do 8º Ano produziram histórias em quadrinhos sobre as três revoltas. As histórias tinham que ser rimadas e os fatos dispostos cronologicamente. Ao colocar a mão na massa e aplicar o conteúdo aprendido nos desenhos, os alunos tiveram a oportunidade de expressar a criatividade e seus dons artísticos. A professora de redação (...)
Leia maisTurmas do Horário Estendido realizam desfile para celebrarem a Semana da Pátria
Em virtude da Semana da Pátria, as professoras do Horário Estendido realizaram junto às suas turmas um desfile cívico, cujo o tema escolhido foi o do bimestre: Bons exemplos tornam uma pátria melhor e cada ala do desfile foi representada por um valor como exemplo a ser cultivado. A atividade foi realizada após um momento de conversação, onde as docentes levaram elementos logosóficos sobre a Pátria. De forma lúdica, elas relataram um pouquinho do passado histórico e a (...)
Leia maisTurmas do 7º e 8º Ano são estimuladas a compartilharem os estudos uns com os outros
Os alunos do 7º e 8º Ano estavam estudando sobre os povos Maias, Incas, Astecas e as Revoltas Brasileiras, respectivamente. Primeiramente, por meio de pesquisas, fizeram um estudo individual e, em sala de aula, se uniram em grupos para compartilhar o conhecimento. O estudo no coletivo é também muito importante e benéfico para a aprendizagem. Ele oportuniza o cultivo de alguns valores, tais como: saber ouvir, tolerância, camaradagem, ordem, respeito e humildade. O ambiente formado (...)
Leia maisTurma do 6º Ano realiza estudo sobre pressão atmosférica
Durante as aulas de Ciências, o 6º Ano aprendeu que a pressão atmosférica acontece a todo momento e por todos os lados. É o resultado do peso da massa de ar sobre a superfície da Terra e sobre qualquer corpo em contato com o ar. Os alunos também aprenderam que um instrumento chamado barômetro é capaz de medir o valor da pressão atmosférica e que ela varia de acordo com a altitude, a umidade do ar e a temperatura. Para que os discentes pudessem observar, de forma concreta, a (...)
Leia mais7º Ano estuda sobre pintores que se deitavam sobre andaimes para realizar afrescos
Para iniciar o estudo sobre pintores que, ao pintar afrescos nos tetos de igrejas e catedrais, se deitavam em andaimes para realizar suas obras, o 7º Ano foi convidado a realizar um trabalho parecido. Os alunos colaram papeis em branco embaixo do tampão de uma mesa comprida. Os papeis representavam suas telas ainda virgens. Deitados no chão e com pinceis em mãos, iniciaram os trabalhos nas telas que se situavam acima do corpo de cada um. Após um período de tempo concentrados nesta (...)
Leia mais