Turma do 6º Ano realiza estudo sobre pressão atmosférica

Unidade: Brasília | 18 Sep 2017

Durante as aulas de Ciências, o 6º Ano aprendeu que a pressão atmosférica acontece a todo momento e por todos os lados. É o resultado do peso da massa de ar sobre a superfície da Terra e sobre qualquer corpo em contato com o ar.

Os alunos também aprenderam que um instrumento chamado barômetro é capaz de medir o valor da pressão atmosférica e que ela varia de acordo com a altitude, a umidade do ar e a temperatura.

Para que os discentes pudessem observar, de forma concreta, a força que a pressão atmosférica exerce sobre a matéria, foram ao Laboratório de Ciências realizar um experimento.

O experimento era bem simples, bastava encher um copo, até a boca, com água. Em seguida pegar um papel grosso e o colocá-lo em cima da boca do copo. Foi então que certificaram de que não ficou nenhuma bolha de ar lá dentro e, com uma das mãos pressionando o cartão contra o copo, o viraram de ponta a cabeça. Ao tirarem a mão do cartão bem lentamente, puderam observar que ele ficou parado e a água não caiu!

Cada aluno teve a oportunidade de realizar tal experimento e em poder comprovar a força da pressão atmosférica.