7º Ano estuda sobre pintores que se deitavam sobre andaimes para realizar afrescos

Unidade: Brasília | 18 Sep 2017

Para iniciar o estudo sobre pintores que, ao pintar afrescos nos tetos de igrejas e catedrais, se deitavam em andaimes para realizar suas obras, o 7º Ano foi convidado a realizar um trabalho parecido.

Os alunos colaram papeis em branco embaixo do tampão de uma mesa comprida. Os papeis representavam suas telas ainda virgens. Deitados no chão e com pinceis em mãos, iniciaram os trabalhos nas telas que se situavam acima do corpo de cada um.

Após um período de tempo concentrados nesta tarefa, os jovens sentiram desconforto nos braços e nos punhos; a posição em que estavam os deixavam desconfortáveis. Sentiam dor nas costas e queriam se levantar.

Ao viver um pouquinho do método usado por tantos pintores, os adolescentes chegaram a algumas conclusões. Destacaram o cultivo da perseverança, do cumprimento e da vontade para concluírem obras que duraram muitos anos para ficar prontas. Entenderam porque tantos artistas tinham desgastes físicos e se machucavam durante a realização das obras. Eles manifestaram que darão muito mais valor ao observarem essas pinturas.

Nas próximas aulas, os alunos irão trazer suas pesquisas sobre a vida e obra de pintores que dedicaram parte de suas vidas em trabalhos nos tetos de variadas construções.