2º Ano recebe chocadeira e conhece o ciclo de vida da galinha

Unidade: Florianópolis | 3 Sep 2017

Um dos conteúdos curriculares do 2º Ano é conhecer o ciclo de vida dos animais. O Colégio Logosófico – Unidade Florianópolis possui um viveiro com alguns animais, inclusive galos e galinhas que foram estudados pelas crianças durante o primeiro trimestre.

Durante uma atividade no local próximo ao viveiro, as crianças observaram que as aves estavam se acasalando, ficaram interessados e começaram a observar com mais atenção. Que surpresa quando, alguns dias depois, apareceu um ovo!

As crianças ficaram encantadas com esta manifestação da natureza e queriam muito cuidar deste ovinho.

Após conversa com a coordenação e a direção, o 2º Ano teve a oportunidade de receber uma chocadeira para ficar na sala. Foram 39 ovos galados e colocados na chocadeira. Nasceram 27 pintinhos!

As professoras aproveitaram essa experiência para a interdisciplinaridade, com o ensino de Matemática, Português e Ciências por meio de conteúdos como sequência lógica, adições, subtração e multiplicação, ciclo de vida, leitura e interpretação de texto.

Tanto as crianças quanto as professoras conseguiram acompanhar de perto o ciclo de vida das galinhas, observando com o ovoscópio o desenvolvimento do embrião. Foi uma oportunidade para praticar a paciência inteligente, afinal seria necessário esperar, pelo menos 21 dias para o nascimento dos filhotes.

Com o nascimento dos pintinhos, todos ficaram muito alegres e encantados; a atenção ficou voltada para esse momento, que foi bastante especial, pois conseguiram acompanhar o nascimento da maioria deles. As crianças tiveram a oportunidade de cultivar o silêncio, a paciência, a observação, suavidade e colaboração.

Além disso, refletiram que tudo na vida tem a sua hora, seu momento. É necessário o esforço e não é possível pular nenhum passo do processo. “Foi uma experiência única e extremamente significativa! Todos se envolveram no processo e estavam muito entusiasmados”, destacaram as professoras Sabrina Zilli e Janaína da Silva.

A Natureza ensina que nenhum processo se realiza aos saltos, e sim em medidas regulares e sucessivas de evolução.” Sabedoria Logosófica