I​nfantil 3A faz experiência com flores e descobre que as atitudes refletem os pensamentos

Unidade: Funcionários | 10 Sep 2017

Desde muito cedo as crianças apresentam importantes inquietudes. O trabalho do docente consiste em estimulá-las a pensar sobre elas e despertar outras mais, para atender seu desenvolvimento psicoespiritual.

Com o objetivo de movimentar a mente e os corações de nossas crianças, as professoras Fernanda Silveira, Cleusa Samai e Renata Breder realizaram uma linda experiência. Ela pegaram 4 rosas brancas e as colocaram e em quatro recipientes transparentes com água. Propuseram às crianças colorir a água de cada recipiente de uma cor, para ficar mais alegre o arranjo. As cores escolhidas foram azul, vermelho e verde. Um dos recipientes não recebeu nenhum corante, ficando totalmente transparente. A cada dia, as crianças chegavam em sala procurando pelas flores, para ver se ainda estavam bonitas e para surpresa geral, perceberam que as rosas estavam ficando da cor da água do recipiente em que foram colocadas. Foram muitas as perguntas e respostas para o acontecido, até que chegaram à conclusão de que as flores “beberam” a água colorida pelo cabinho e assim foram tingidas pelo corante.  Surgiram muitas perguntas! Quem será que fez a planta? Convidaram a assessora educacional Renata, para ir à sala, para que pudessem fazer essa pergunta a ela. Além dessa as crianças fizeram muitas outras perguntas, dando o nome a elas de “Perguntas Especiais”.

Interpenetrando à experiência os conceitos logosóficos, as docentes disseram às crianças que algo semelhante acontece e​m​ nossa mente. Quando estamos com um pensamento bom, temos atitudes boas. Quando ele não é bom, nossas atitudes não são boas. Externamos, através das nossas  atitudes, o que existe em nosso interno. Refletiram então, sobre a importância de selecionarmos os melhores pensamentos.

Fizeram a experiência novamente com outras flores brancas e deixaram na porta da sala, para que as outras crianças da Escola, também pudessem participar da experiência.

​São palavras da professora Fernanda: "Essa atividade foi muito atrativa para as crianças. Nela trabalhamos com o estímulo à observação, ao proporcionar às crianças a oportunidade de colocar corante na água e observar as flores mudando de cor, o que despertou nelas muitas inquietudes como: quem criou as plantas e para quê​,​ ​como as plantas bebem água e do que elas precisam para sobreviver, e outras tantas sobre a vida e sobre Deus. Conversamos com as crianças sobre a natureza criada por Deus e o que estava acontecendo naquela atividade. Foram muitas respostas, mostrando que essas crianças, ávidas e ativas, percebem rapidamente o que está ocorrendo ao redor delas, vinculando com facilidade ao que ocorre no mundo interno!​".​