Notícias

Página: 525 de 841


Cultura dos países hispanohablantes é abordada nas aulas de Espanhol do 8° Ano

Unidade: Cidade Nova

Os alunos do 8° Ano realizaram, durante as aulas de Espanhol, pesquisas sobre a cultura dos países de língua espanhola e compartilharam com os colegas as descobertas. Com muito entusiasmo, a turma buscou informações sobre as festas típicas como La Tomatina, Las Fallas, San Fermin, Cumpleaños e outras que existem em alguns países hispanohablantes. A partir desses estudos, os alunos apresentaram, em grupo, slides ilustrativos explicando cada (...)

Leia mais

Alunos do 6º e 7º Ano escrevem receitas para conquistar o equilíbrio

Unidade: Cidade Nova

Na aula de Língua Portuguesa, os alunos do 6º e 7º Ano pesquisaram sobre o texto injuntivo (o que é, características de produção, linguagem, público alvo, finalidade comunicativa, e exemplos).  Após a pesquisa, em torno do tema anual A busca do equilíbrio, eles refletiram sobre como serem mais equilibrados no ambiente familiar e na escola, além de relembrarem quais valores precisam conquistar para alcançar esse equilíbrio. Em seguida, a professora solicitou que os alunos (...)

Leia mais

 Turma do 1º Ano visita o Samu e enriquece os estudos do projeto “Os verdadeiros heróis”

Unidade: Cidade Nova

O 1º Ano é um período escolar muito especial para os alunos, pois ele envolve conquistas de grandes desafios no pensar e no sentir de cada um. Nesse ano, a turma vivencia uma agenda diária com diversas atividades, que incluem exercícios de treino das letras, registros escritos de vivências, aulas especializadas, atividades no pátio, no parquinho, na areia, na horta e outros espaços, até mesmo externos. Recentemente, as crianças, acompanhadas pelas professoras Cristina Lauria, (...)

Leia mais

Alunos do 2º Ano vivem novos desafios e experiências

Unidade: Cidade Nova

Os alunos do 2º Ano ficam muito estimulados com novas experiências. Mas, como acontece com a maioria das pessoas, os pensamentos de insegurança e medo ocupam as suas mentes quando estão prestes a fazer atividades avaliativas. Nesse período são comuns algumas perguntas feitas às professoras, como “O que é prova?” “Como será?” “Vai ser difícil?”. Visando ajudar a turma a conquistar tranquilidade e segurança para realizar uma avaliação, a professora Maria Fernanda Melo (...)

Leia mais

Infantil 2A continua aprendendo as primeiras noções de higiene e bons hábitos

Unidade: Funcionários

A assessora educacional Renata Pena visitou a turma com os amigos Chiquinho e Maricotinha. Eles foram contar uma novidade: estão crescendo e já não precisam mais usar fraldinha. Chiquinho e Maricotinha ganharam cuecas e calcinhas dos pais e agora já estão utilizando o vaso sanitário. Que conquista importante! As crianças ficaram bem animadas com a novidade e querem seguir esse exemplo dos amigos. Por considerar a importância da formação de bons hábitos na nova vida que iniciam, as (...)

Leia mais

Infantil 5A conversa sobre Defesas Mentais

Unidade: Funcionários

As professoras Julieta Lima e Tais Veiga leram para as crianças o livro Um Bicho Diferente, de Marinês Pinsson Panozzo, que apresenta a história de uma menina que encontra um bichinho diferente no jardim. Com a ajuda de sua mãe, ela descobre muitas peculiaridades deste pequeno bichinho. Uma característica interessante é a de adotar uma forma ​física ​diferente, quando se sente ameaçado. A conversa girou em torno das formas de defesa dos ​animais. Em contrapartida, as docentes (...)

Leia mais

4º Ano estuda sobre a limpeza dos oceanos e sobre a colaboração​

Unidade: Funcionários

Estudando sobre a devastação da Mata Atlântica, um conteúdo de História, os alunos assistiram a um vídeo sobre o uso da tecnologia para limpar o lixo de plástico que se acumula nos oceanos. As crianças elaboraram um mural representando a invenção do holandês Boyan Slat, um rapaz de 19 anos, que decidiu fazer alguma coisa para salvar os oceanos e os animais marinhos. As crianças disseram que as praias também estão sujas. Concluíram por identificar que todos podemos colaborar para (...)

Leia mais

Infantil 2B estuda as borboletas

Unidade: Funcionários

Várias vezes as crianças se depararam com borboletas no pátio e ficaram encantadas!  Observam as borboleta​s​ com atenção e faz​em​ algumas perguntas. Percebendo o interesse das crianças, as professoras Kátia Correa, Júlia Lisboa e Thainá Abreu levaram lagartas para a sala e estimularam os alunos a observá-las todos os dias, ressaltando a oportunidade de aprender com a natureza. Aos poucos, a turma foi percebendo mudanças que iam ocorrendo e fazendo muitas perguntas: (...)

Leia mais

2º Ano do Ensino Médio estuda a Lei de Lavoisier em aula prática no Laboratório

Unidade: Funcionários

Os alunos testaram experimentalmente a Lei de Lavoisier através da reação química de um comprimido efervescente em água. Eles pesaram todos os instrumentos e reagentes antes da reação de efervescência. Após 5 minutos de reação química e a observação de que não havia mais nenhum sinal de formação de gás carbônico, os alunos pesaram novamente o sistema final e calcularam qual era a massa de gás carbônico produzido. Ao final da prática todos deveriam propor um cálculo para (...)

Leia mais

 4º Ano B estuda sobre como vencer a timidez na busca do equilíbrio interno

Unidade: Funcionários

Dentro do projeto anual A busca do equilíbrio, as professoras Ana Paula Lacerda e Natália Assis têm trabalhado com as crianças sobre o que nos traz equilíbrio e o que nos traz desequilíbrio. Elas explicaram para as crianças que nossas deficiências psicológicas nos levam ao desequilíbrio. Como exemplo de uma deficiência que pode nos trazer algumas dificuldades, fizeram a leitura do livro infantil A valentia do pequeno violinista. Para surpresa das crianças, Dênio Duarte, que (...)

Leia mais