Notícias

Página: 528 de 834


Alunos do 6º e 7º Ano iniciam a elaboração dos roteiros do FestCine

Unidade: Brasília

Em 2018, o Festival de Cinema Logosófico – FESTCINE – terá seus curtas inspirados nas histórias do livro Intermédio Logosófico; obra do autor Carlos Bernardo González Pecotche, e que reúne lendas e fábulas que oferecem novos conceitos por meio de imagens analógicas e figuras didáticas de profundo conteúdo. Os alunos do 6° e 7° Ano leram as lendas e fábulas e selecionaram algumas para adaptarem para o cinema. Entre elas estão os seguintes títulos: O Rubi, A Onça (...)

Leia mais

Turma 4 do Horário Estendido se encanta pelos estudos sobre a tartaruga marinha

Unidade: Brasília

As professoras da Turma 4 do Horário Estendido, Carmen Almeida e Priscila Lopes,   proporcionaram às crianças uma sessão de cineminha. Todos assistiram a um vídeo sobre as tartarugas marinhas e sua beleza durante a época da desova. As crianças ficaram admiradas com o ciclo de vida desses répteis e viram quão complexo é, pois enfrentam diferentes ambientes ao longo da vida, implicando mudança de hábitos. Embora sejam marinhas, as tartarugas utilizam o ambiente terrestre (praia) (...)

Leia mais

Alunos do 8º Ano refletem sobre o equilíbrio e sua função sintática

Unidade: Brasília

A professora Raquel Araújo introduziu o conteúdo de Função Sintática no 8° Ano fazendo uma relação com o tema de estudo anual do Colégio: A busca do Equilíbrio. Função sintática é o papel que determinada palavra desempenha dentro de uma oração. A função de cada termo se dá pelo sentido e posição que ele ocupa na oração, estabelecendo, então, relação com os restantes termos. A partir desse conceito, a docente mostrou aos alunos que cada termo da oração exerce (...)

Leia mais

5º Ano apresenta reflexões sobre o equilíbrio no momento da Hora Cívica

Unidade: Brasília

Os alunos do 5º Ano, juntamente com a professora Cássia Gonçalves, iniciaram o ano estudando sobre o equilíbrio e as formas alcançá-lo. Ao longo das semanas, a turma percebeu que podia observar o equilíbrio em atividades cotidianas. Diante desse fato, o 5º Ano escreveu um pequeno teatro para contar aos demais colegas do Colégio Logosófico que o equilíbrio está presente na natureza, no uso da internet e jogos, na alimentação e no mundo interno. Os aluno puderam comprovar que, (...)

Leia mais

Alunos do Fundamental 2 participam do 8° Fórum Mundial da Água

Unidade: Brasília

O Hemisfério Sul recebeu, pela primeira vez, o Fórum Mundial da Água, e foi o mais importante encontro para discutir o uso dos recursos hídricos no planeta. O Fórum teve um espaço aberto ao público, a Vila Cidadã, local onde as pessoas participavam de atividades formativas, culturais, interativas, sensoriais e de construção de diálogos voltados para melhorar o uso da água. Nos dias 20 e 22 de março, os adolescentes da Unidade Brasília foram a esse espaço e puderam desfrutar de (...)

Leia mais

Diretora estimula os alunos do 4º Ano a refletirem sobre as fases da vida

Unidade: Brasília

O 4º Ano vem estudando o equilíbrio na natureza, no entanto com o surgimento do pensamento de namoro, o tema ganhou outro enfoque e passou a retratar o equilíbrio na vida, voltando-se para a natureza humana. A diretora do Colégio, professora Lúcia de Andrade, com o objetivo de propiciar reflexões sobre a vida - presente precioso que devemos saber usar de forma inteligente - conversou com a turma. Neste momento foram destacadas as várias fases da vida do ser humano, ressaltando que a (...)

Leia mais

4º Ano reflete sobre as ações necessárias para o equilíbrio interno

Unidade: Brasília

Com o objetivo de aprofundar a reflexão sobre o tema anual A busca do equilíbrio, a professora Carmen Baltar, do 4º Ano, convidou a professora Lorena Rodrigues para uma conversação sensível com as crianças. Para isso utilizaram a imagem de uma balança e estimularam as crianças a pensar sobre a importância do equilíbrio na natureza e, consequentemente, nas atividades diárias que cercam o homem como: alimentação, trabalho, estudo, lazer e até nas ações boas ou más, entre (...)

Leia mais

Turmas do Horário Estendido iniciam atividades de Musicalização

Unidade: Brasília

Os professores de Música, Willian Fernandes e Raquel Alvim, proporcionaram, nas primeiras semanas de aula, um ambiente acolhedor por meio das atividades musicais. Para cada faixa etária foi desenvolvido um tipo de atividade, envolvendo a música. “A ideia é que a criança sinta-se parte importante das atividades. Nosso trabalho é para que o aluno aprenda a prestar atenção em um determinado elemento da linguagem musical e se familiarize com ele”, relatou o professor Willian, da WP (...)

Leia mais

Alunos do 7º ano participam de concurso de cartazes para divulgação da Rádio Logostyle

Unidade: Brasília

Desde o ano de 2004, os alunos do 7º Ano desenvolvem o projeto da Rádio Logostyle, que consiste na organização de uma rádio com uma programação que funcione no horário do recreio e que conta com a organização dos próprios alunos. A rádio tem o objetivo de tornar o recreio mais informativo e animado. O projeto é realizado em conjunto pela professora de Português, Raquel Araújo, e pela orientadora educacional, Maria Helena Veroneze. Após a orientadora ter explicado todos os (...)

Leia mais

Turma 4 do Turno Estendido reflete sobre o equilíbrio na natureza

Unidade: Brasília

As docentes da Turma 4 do Turno Estendido, Carmen Almeida e Priscila Lopes, juntamente com os alunos, passearam pelo Colégio e observaram os inúmeros exemplos de equilíbrio na natureza. Dentre alguns, as crianças citaram os insetos que servem de alimento para os pássaros; a chuva que cai após as nuvens estarem carregadas de água; a lagarta que se transforma em borboleta; entre outros. Todos refletiram que, diante da natureza, com todo o seu equilíbrio, temos a missão de cuidar e (...)

Leia mais