Notícias

Página: 526 de 562


Psicomotricidade dos alunos do Infantil 2 é estimulada em atividades com espumados

Unidade: Cidade Nova

Os alunos do Infantil 2 participaram de um circuito com brinquedos espumados que contavam com túneis, escada, rampa, colchões e rolos. De uma em uma, as crianças puderam explorar diversos movimentos corporais, como engatinhar, arrastar, pular, subir degraus, escorregar e rolar sobre as espumas. Segundo as professoras, os alunos foram valentes ao aceitarem os desafios existentes no percurso e demonstraram muita alegria ao perceberem que conseguiam realizar tudo que estava sendo proposto. O (...)

Leia mais

Crianças do Infantil 2 experimentam diversas frutas e cultivam a gratidão pela natureza

Unidade: Cidade Nova

As frutas são muito importantes para a saúde e devem estar inseridas na alimentação desde a mais tenra idade. Pensando nisso, as professoras do Infantil 2 apresentaram aos alunos diversas frutas fresquinhas no momento da conversação. A docente Rosemary Gurgel falou sobre a ingestão e a higienização desses alimentos e as crianças exploraram as características de cada uma, como cheiro, textura, cor e sabor. Na hora da leitura foi trabalhado o livro Mamão, melancia, tecido e poesia, (...)

Leia mais

9º Ano realiza aula prática sobre as mudanças de estados físicos da matéria

Unidade: Cidade Nova

Os alunos do 9º Ano, em Química, pesquisaram diversos experimentos sobre as mudanças de estados físicos. Em seguida, eles comentaram sobre os experimentos pesquisados e foram escolhidos quatro deles para serem apresentados em sala de aula. Dentre os escolhidos foram: Vela de manteiga com o pavio de papel: Neste experimento demonstrava-se a mudança de estado físico na manteiga ao acender o pavio de papel. Bolha gigante de CO2: Os alunos faziam bolhas gigantes de gás carbônico, (...)

Leia mais

Infantil 3 aprende a cultivar a colaboração

Unidade: Cidade Nova

Os alunos do Infantil 3 estão aprendendo a cultivar um importante valor: a colaboração. Para iniciar esses estudos, as professoras Naiane Monique e Tânia Líbero apresentaram a história do livro O colaborador, da autora Lei-Ly-Nay Paes Leme. Inspiradas nessa leitura, as professoras iniciaram o trabalho dos Colaboradores do Dia. Diariamente, elas escolhem dois alunos para auxiliá-las em pequenas tarefas da rotina, como a condução da fila, a entrega dos materiais do lanche, a (...)

Leia mais

Crianças do Infantil 4 são estimuladas a criar e interpretar

Unidade: Cidade Nova

As crianças do Infantil 4 gostam muito dos momentos de contação de histórias, participando, na maioria das vezes, como ouvintes atentos. Dessa vez as professoras inverteram os papéis e propiciaram aos alunos uma experiência nova: elas afixaram quatro imagens de uma mesma história no quadro, porém a ordem estava errada. Os alunos fizeram algumas observações sobre as imagens e aos poucos chegaram à conclusão da ordem lógica da história. Segundo as professoras, a atividade (...)

Leia mais

Crianças do 2º Ano aprendem sobre os sólidos geométricos

Unidade: Brasília

A professora Luciene Arantes, do 2º Ano, pediu que cada aluno trouxesse de casa algum exemplo de sólido geométrico para a aula de matemática. Todos se empenharam bastante e foi possível visualizar modelos de cone, cilindro, paralelepípedo, esfera e prisma. De acordo com a docente, a oportunidade de estudar este conteúdo de forma concreta auxiliou o 2° Ano no entendimento dos conceitos que englobam os sólidos geométricos. “Exploramos os vértices, as faces e as arestas de cada um (...)

Leia mais

Alunos do 9º Ano cultivam o hábito da leitura

Unidade: Brasília

Para que toda a turma do 9º Ano pudesse ser contagiada pelo gosto da leitura, a professora Esmeralda Lima propôs a seguinte atividade: cada aluno deveria elaborar um cartaz sobre o último livro lido. O cartaz tinha de ser atrativo, como se eles fossem vender o produto. No momento da biblioteca, cada aluno foi à frente e contou, superficialmente, a história de seu livro e, sem contar o final, procurou estimular o maior número de colegas a ler aquela publicação. “Muitos foram os (...)

Leia mais

2º Ano inicia estudos do projeto anual "O ser que quero ser"

Unidade: Cidade Nova

O 2º Ano iniciou os estudos do projeto anual O ser que eu quero ser com muita alegria e disposição. A turma assistiu atenta ao Momento Cívico preparado pela Equipe Técnica, e refletiu sobre o que seriam as “notáveis criações” a que se refere a agenda escolar. Assim que os alunos indagaram sobre qual seria a mais notável criação, as crianças descobriram que são as pessoas, a mais notável criação de Deus. Dando continuidade aos estudos, os alunos visitaram uma exposição (...)

Leia mais

Aluna do Infantil 4 ensina alunos do Infantil 5 a fazerem pulseiras coloridas

Unidade: Brasília

O Infantil 5 fez um convite à aluna Mariá Valadares, do Infantil 4, para ir até a sala ensinar a fazer pulseirinhas de liguinhas coloridas. Mariá ensinou com muita paciência e atenção. “Foi um momento divertido que, além de fortalecer nossa coordenação motora fina, nos deu a oportunidade de cultivar alguns valores, como o esforço, a paciência e a perseverança”, disseram as professoras Alessandra Gideoni a Adriana (...)

Leia mais

Projeto de Leitura do 3º Ano aborda a história de Brasília e suas obras monumentais

Unidade: Brasília

Para ampliar o estudo do tema O Distrito Federal e suas belas Criações, a professora Waléria Marques escolheu o livro O menino que descobriu Brasília, de Regina Célia Melo, para trabalhar no 3° Ano. O livro conta a história do pai de Renato que foi transferido para Brasília. A princípio, a curiosidade do menino foi maior que a tristeza por deixar sua cidade, mas chegando a Brasília, ele se encantou com os monumentos e tentou entender que arquitetura era aquela que revelava tanta (...)

Leia mais