2º Ano do Ensino Médio estuda a Lei de Lavoisier em aula prática no Laboratório

Unidade: Funcionários | 30 Apr 2018

Os alunos testaram experimentalmente a Lei de Lavoisier através da reação química de um comprimido efervescente em água. Eles pesaram todos os instrumentos e reagentes antes da reação de efervescência. Após 5 minutos de reação química e a observação de que não havia mais nenhum sinal de formação de gás carbônico, os alunos pesaram novamente o sistema final e calcularam qual era a massa de gás carbônico produzido. Ao final da prática todos deveriam propor um cálculo para investigar qual seria a produção da massa de gás carbônico se a reação tivesse ocorrido com dois comprimidos efervescentes.

O objetivo desta prática visa o estudo prático da Lei de Lavoisier, aprender a manusear uma balança analítica e a investigar o que ocorreu no sistema reacional em que a massa final é diferente da massa inicial.