Alunos do 6º e 7º Ano escrevem receitas para conquistar o equilíbrio

Unidade: Cidade Nova | 30 Apr 2018

Na aula de Língua Portuguesa, os alunos do 6º e 7º Ano pesquisaram sobre o texto injuntivo (o que é, características de produção, linguagem, público alvo, finalidade comunicativa, e exemplos).  Após a pesquisa, em torno do tema anual A busca do equilíbrio, eles refletiram sobre como serem mais equilibrados no ambiente familiar e na escola, além de relembrarem quais valores precisam conquistar para alcançar esse equilíbrio.

Em seguida, a professora solicitou que os alunos construíssem duas receitas - modelo de texto injuntivo escolhido por eles - sobre o tema. Uma delas deveria falar sobre a receita do equilíbrio em família e a outra no ambiente escolar. Os ingredientes foram os valores e o modo de preparo explicou a necessidade de cada um nessa busca pelo equilíbrio.

Em suas receitas, os alunos manifestaram a importância do equilíbrio em suas vidas e a importância de aprimorar valores como a paciência, o afeto, a disciplina, a colaboração, o sentir, conhecer os próprios pensamentos e o esforço para alcançarem esse objetivo: o equilíbrio interno e externo.