Página: 417 de 846
Infantil 4A está conhecendo uma nova realidade
A assessora Renata Pena iniciou com a turma, um trabalho com o conceito de pensamentos. Para ilustrar a existência dos mesmos, ela realizou a leitura da história Pinote, o fracote e Janjão, o fortão, de Fernanda Lopes de Almeida. Enquanto lia, a assessora fazia reflexões com os alunos. No livro, os personagens vivem conflitos envolvendo o pensamento mandão de Janjão, que adora dar ordens e dominar todas as situações vividas com os colegas. Ao longo da história, Pinote demonstra que (...)
Leia mais6º Ano observa minuciosamente o ecossistema do jardim da escola
“Qual é o conceito de ecossistema? Quais são seus componentes? Que energia sustenta um ecossistema? O jardim do Colégio pode ser considerado um ecossistema?” Os alunos do 6º Ano foram incentivados a responderem essas e outras perguntas a partir da observação do jardim da escola. Eles usaram lupa e material para anotar suas observações, a ainda seguiram as etapas do método científico para a realização do trabalho. Ao final, intercambiaram em sala de aula suas (...)
Leia maisTurmas do Infantil comemoram o Dia do Circo
Hoje tem espetáculo? Tem sim senhor! O Dia do Circo é comemorado anualmente em 27 de março. Esta data serve para homenagear este entretenimento que encanta crianças e adultos de todas as idades. No Colégio Logosófico, as crianças da Educação Infantil realizaram várias atividades circenses. Foram momentos de pura diversão, que culminaram com uma linda pintura de (...)
Leia maisTurma 2 do Horário Estendido brinca e aprimora a coordenação motora
As professoras Roseli Luro e Gabriela Araújo aproveitaram um momento de brincadeira para aprimorar a coordenação motora das crianças. Além disso, a atividade estimulou o respeito às regras básicas de uma brincadeira e ampliou o convívio harmonioso com os colegas. “Em toda amizade deve cultivar-se o respeito, principalmente se essa amizade nos honra e é para nós sã e agradável. Sempre, em todo momento, deve reinar entre amigos um grande respeito.” González (...)
Leia maisFundamental 2 participa da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras
No dia 5 de abril, os alunos do 6° ao 9° Ano participaram da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras (OIMSF). Ela foi criada em 1989 pela Académie de Strasbourg, juntamente com a Inspection Pédagogique Régionale de Mathématiques e o IREM (Institut de Recherche sur l'Enseignement des Mathématiques), bem como organizada pela Association Mathématiques sans Frontières, com sede em Strasbourg, Alsácia, França. Essa prova é realizada em grupo e a escola toma um colorido (...)
Leia maisLivro “A Grande descoberta” inspira a turma do Infantil 4A
A turma do Infantil 4A, das professoras Luciana Noskoski e Susana Durel, realizou uma atividade sobre o livro A Grande descoberta, recebendo a autora no espaço da Biblioteca. “Quando escolhemos a história o objetivo era enfatizar as brincadeiras, pois este é nosso projeto de estudo deste semestre, mas não pensamos que este momento nos oportunizaria viver tantos momentos especiais”, relatou a professora Luciana, regente da turma. A história do livro foi contada em duas etapas pela (...)
Leia maisInfantil 2 estuda sobre a laranja e aprende conceitos para a vida
As turmas do infantil 2A, das professoras Mirian Garcia e Caroline de Paula Ferraz, e 2B, das professoras Débora R. A. B. da Silva e Rozeli De F. Cardoso, estão conhecendo os ambientes da nossa Escola, querida escola!, tema do projeto de estudo do primeiro semestre. As professoras planejaram diversos passeios pelos ambientes escolares internos e externos, explorando com os alunos as inúmeras possibilidades: O que podemos fazer nesses espaços? Para que ele serve? O que neste ambiente é (...)
Leia maisInfantil 4 e 5 criam instrumentos musicais para aprender sobre os timbres
Nas aulas de Música, estudando o timbre de diferentes materiais, a professora da disciplina, Eduarda Zambiasi Radünz, orientou uma atividade muito especial nas turmas do Infantil 4 e 5: a construção de chocalhos! Feijão, arroz, pedras, penas, papel e garrafas pet foram os materiais explorados auditivamente para posterior utilização na construção dos chocalhos. A professora levou os alunos a perceberem que materiais leves emitem som suave (ou,como já aprenderam, possuem o som (...)
Leia mais4º Ano aprende a trabalhar com estimativas
Como trabalhar com as aproximações? E cálculo mental? Nada melhor do que lançar um desafio para a turma! E foi isso que as professoras Kamila P. Pavi e Stefani A. Bosco fizeram. Ao trabalhar com o conteúdo de arredondamento, elas perceberam que as crianças poderiam ir além utilizando a prática da estimativa. Para isso, lançaram quatro desafios para a turma solucionar: - Quantas folhas de ofício seriam necessárias para cobrir o chão da sala? - Quantos passos de formiga (...)
Leia maisAulas de Atletismo no Fundamental 1 estimulam a superação individual
Os alunos do Ensino Fundamental 1 passaram por alguns testes nas aulas de Educação Física, com o intuito de avaliar a resistência e agilidade motora. Através do atletismo, foram realizados exercícios para contabilizar seus esforços em diversas provas, como corridas de 50m e 200m, medindo o tempo de cada um. Outras provas de resistência também foram realizadas. Durante as aulas, em meio às explicações, o professor André Valentini apresentou aos alunos a importância do esforço, (...)
Leia mais