Livro “A Grande descoberta” inspira a turma do Infantil 4A

Unidade: Chapecó | 26 Apr 2019

A turma do Infantil 4A, das professoras Luciana Noskoski e Susana Durel, realizou uma atividade sobre o livro A Grande descoberta, recebendo a autora no espaço da Biblioteca.

“Quando escolhemos a história o objetivo era enfatizar as brincadeiras, pois este é nosso projeto de estudo deste semestre, mas não pensamos que este momento nos oportunizaria viver tantos momentos especiais”, relatou a professora Luciana, regente da turma.

A história do livro foi contada em duas etapas pela professora Sandra Franciscatto, responsável pela Biblioteca.  As crianças demonstraram interesse e, a partir das perguntas que foram fazendo, as docentes foram ampliando e explorando a história.

Os conceitos de paciência, gratidão, generosidade e amizade foram aparecendo a cada página contada. Em Matemática, foram feitas associações de quantidade, praticadas através da culinária, preparando queijadinhas e plantando tomatinhos no espaço da horta. No momento das brincadeiras, as crianças se divertiram pulando amarelinha, corda e aprenderam a pular elástico.

As crianças demonstraram muito interesse em conhecer quem teve a ideia de escrever tantas coisas bonitas e, ao observarem a foto da autora no final do livro, perceberam que é mãe de uma aluna da escola.

A partir de um convite, a autora, que também é advogada e estudante de Logosofia, Graziela Bridi Faccio, foi à escola conversar com a turma e relatou momentos especiais de sua infância. A turma encerrou a atividade de forma muito feliz, com tarde de autógrafos e comendo pipocas no deque do Colégio.

A turma ainda recebeu uma surpresa! Um vídeo da ilustradora do livro Carla Pilla, contando que mora em Berlim, na Alemanha, e explicando como fez para que os desenhos chegassem até Chapecó. Um relato que emocionou a todos!

“Esta história não termina aqui, pois continuaremos aprendendo e descobrindo. Onde fica a Alemanha? Como poderemos retribuir tanta generosidade? Qual meio de comunicação poderemos utilizar para mandar um recado para a ilustradora lá na Alemanha?”, refletiu a professora Luciana.

Logo que surgirem novidades contamos mais do que estamos aprendendo!