Página: 414 de 842
Infantil 4 e 5 criam instrumentos musicais para aprender sobre os timbres
Nas aulas de Música, estudando o timbre de diferentes materiais, a professora da disciplina, Eduarda Zambiasi Radünz, orientou uma atividade muito especial nas turmas do Infantil 4 e 5: a construção de chocalhos! Feijão, arroz, pedras, penas, papel e garrafas pet foram os materiais explorados auditivamente para posterior utilização na construção dos chocalhos. A professora levou os alunos a perceberem que materiais leves emitem som suave (ou,como já aprenderam, possuem o som (...)
Leia mais4º Ano aprende a trabalhar com estimativas
Como trabalhar com as aproximações? E cálculo mental? Nada melhor do que lançar um desafio para a turma! E foi isso que as professoras Kamila P. Pavi e Stefani A. Bosco fizeram. Ao trabalhar com o conteúdo de arredondamento, elas perceberam que as crianças poderiam ir além utilizando a prática da estimativa. Para isso, lançaram quatro desafios para a turma solucionar: - Quantas folhas de ofício seriam necessárias para cobrir o chão da sala? - Quantos passos de formiga (...)
Leia maisAulas de Atletismo no Fundamental 1 estimulam a superação individual
Os alunos do Ensino Fundamental 1 passaram por alguns testes nas aulas de Educação Física, com o intuito de avaliar a resistência e agilidade motora. Através do atletismo, foram realizados exercícios para contabilizar seus esforços em diversas provas, como corridas de 50m e 200m, medindo o tempo de cada um. Outras provas de resistência também foram realizadas. Durante as aulas, em meio às explicações, o professor André Valentini apresentou aos alunos a importância do esforço, (...)
Leia maisMonitorias para os alunos do Fundamental 2 proporcionam aprendizado
As sextas-feiras de manhã são movimentadas no Colégio Logosófico, pois as turmas de 6º ao 9º Ano participam das monitorias de Matemática e Língua Portuguesa. As monitorias são realizadas com várias atividades de revisão dos conteúdos trabalhados durante a semana. Podem participar alunos que apresentaram dúvidas em relação aos conteúdos abordados, como também aqueles que querem realizar atividades extras para avançar ainda mais no conhecimento. Também são realizadas (...)
Leia mais1º Ano vivencia uma aula sensorial muito especial
Pensando em ampliar os conhecimentos da Turma da Valentia (1º Ano) sobre o corpo humano, de forma que mostrasse como utilizá-lo para reconhecer características de objetos e elementos que nos cercam no dia a dia, as professoras Letícia Silva e Isabella Belter organizaram a sala distribuindo alguns elementos, como espuma, areia, pedrinhas, instrumentos musicais, gelo, objetos de metais, tecidos, algodão, bexiga com água dentro, pó de café e açúcar. Antes de entrar na sala, cada (...)
Leia mais3º Ano vivencia aula prática sobre sensações térmicas
Os alunos da Turma da Simpatia (3º Ano) realizaram um experimento sobre a sensação térmica que girou em torno da seguinte questão: Será que a nossa pele é um bom indicador de temperatura? As crianças registraram suas hipóteses e depois, sob as orientações das professoras Fernanda Vasconcelos e Caroline Kirsten, realizaram a experiência no laboratório de Ciências. Todos juntos chegaram à conclusão de que a nossa pele não é um bom indicador de temperatura, pois nos dá uma (...)
Leia mais1º Ano realiza atividade bilíngue sobre os cinco sentidos
A professora Camila Severino, da Turma da Valentia (1º Ano), apresentou aos alunos os 5 sentidos utilizando cards. Veja como foi o trabalho desenvolvido em cada um deles: O card da audição foi colocado virado para o quadro para que os alunos descobrissem qual estava faltando. Após uma breve conversa sobre o que conseguem descobrir por meio deste sentido, eles desceram para o pátio e formaram um círculo. Um aluno ficou no centro, com os olhos vendados. Outro aluno tocava um sino, e (...)
Leia mais3º Ano aprende sobre o valor das palavras
A assessora educacional Alba Costa estimulou os alunos da Turma da Simpatia (3º Ano) a refletirem sobre o que tem inspirado suas escolhas em relação às palavras usadas, bem como sobre o valor que elas devem ter, para compreenderem que podem ser usadas tanto para o bem quanto para o mal. Inicialmente, a assessora apresentou o seguinte ensinamento de González Pecotche: “As pessoas inspiradas no bem utilizam (...) palavras de bondade, construtivas, estimulantes. As pessoas que estejam (...)
Leia mais3º Ano se aprimora na língua inglesa em estimulante estudo sobre animais silvestres
A professora Camila Severino, da Turma da Simpatia (3º Ano), utilizou cards de alguns animais silvestres e trabalhou seus nomes e características principais. A turma se organizou em duplas e cada uma recebeu um card e massinha de modelar para reproduzir o animal escolhido. De acordo com a docente, as crianças se atentaram aos detalhes de cada animal, como antenas, número de patas, mobilidade e cores. Todos se envolveram e se esforçaram para serem fiéis aos cards. Ainda compartilharam (...)
Leia maisInfantil 4 reflete sobre a atuação dos pensamentos
Para estimular boas condutas e situações mais harmoniosas entre os alunos da Turma do Afeto (Infantil 4), as professoras Monica Soave e Natália Guerra promoveu uma rodinha para identificação dos pensamentos. A iniciativa faz parte do projeto literário Coisas que a gente não vê, obra da autora Maria Alice Lacerda. As docentes recordaram a história do livro, na qual os personagens descobrem que existem pensamentos que a gente não vê, mas que estão em nosso mundo interno. Para (...)
Leia mais