3º Ano aprende sobre o valor das palavras

Unidade: Uberlândia | 25 Apr 2019

A assessora educacional Alba Costa estimulou os alunos da Turma da Simpatia (3º Ano) a refletirem sobre o que tem inspirado suas escolhas em relação às palavras usadas, bem como sobre o valor que elas devem ter, para compreenderem que podem ser usadas tanto para o bem quanto para o mal.

Inicialmente, a assessora apresentou o seguinte ensinamento de González Pecotche: “As pessoas inspiradas no bem utilizam (...) palavras de bondade, construtivas, estimulantes. As pessoas que estejam inspiradas no mal o fazem respondendo a essa inspiração”.  Em seguida, ela levou para a sala um saco com lixo orgânico para que as crianças pudessem ver e sentir o odor, que não agradou. Também foi apresentada uma caixa com muitas coisas lindas, macias, agradáveis e cheirosas, que os alunos quiseram pegar e manipular com gosto e alegria. A assessora manifestou que as palavras representam os pensamentos que estão dentro de nós. Ela ressaltou a importância de mantermos nosso interno parecido com a caixa de objetos agradáveis para que as palavras e atitudes externadas também sejam bonitas e agradáveis.

“Foi muito interessante ver a fisionomia das crianças. Quando passou o saquinho de lixo foram muitas as fisionomias de repulsa e caretas; quando passou a caixa com objetos bonitos e cheirosos as fisionomias se transformaram com sorrisos, suavidade e alegria”, observou a professora Fernanda Vasconcelos.