Infantil 2 estuda sobre a laranja e aprende conceitos para a vida

Unidade: Chapecó | 26 Apr 2019

As turmas do infantil 2A, das professoras Mirian Garcia e Caroline de Paula Ferraz, e 2B, das professoras Débora R. A. B. da Silva e Rozeli De F. Cardoso, estão conhecendo os ambientes da nossa Escola, querida escola!, tema do projeto de estudo do primeiro semestre.

As professoras planejaram diversos passeios pelos ambientes escolares internos e externos, explorando com os alunos as inúmeras possibilidades: O que podemos fazer nesses espaços? Para que ele serve? O que neste ambiente é diferente dos demais? E o que é igual?

Em uma caminhada pelo pomar da escola, as crianças observaram que sua localização é próxima ao campo, que possui árvores frutíferas de várias espécies. Observaram alguns pés de laranjas carregados da fruta, porém, estavam com a casca verde. Para trabalhar o conceito do tempo e da paciência, as professoras colheram a fruta para realizar uma experiência com os alunos.

“Comparamos com as laranjas que compramos no mercado, que estavam com as cascas alaranjadas. Provamos e refletimos sobre o que tem de diferente entre uma e outra”, relatou a professora Debora.

“Essa é doce, aquela é zeda (azeda)!”

“Eu gostei da alaranjada!”

As crianças ficaram curiosas, questionando o porquê da laranja de cor alaranjada estar doce e a laranja verde estar azeda. Elas pensaram e conversaram a respeito durante várias aulas.

Para trabalhar com as turmas sobre este assunto, foi convidada a professora Cassia Sacchet, regente da disciplina de Ciências no Fundamental 2. Em uma aula especial no laboratório, a Cassia explicou que a laranja com a casca de cor alaranjada estava madura por conter mais frutose, o açúcar da fruta. A laranja com a casca verde ainda não estava pronta, pois ainda contém pouca frutose.

E o que fazer então? Usar a paciência inteligente: esperar as laranjas do pomar amadurecerem para poder saboreá-las bem docinhas.

Após esta aula, as professoras observam que quando as turmas saem para passear no pomar ou passam por ele, as crianças recordam de observar as laranjas e manifestam:

“Quando ficar madura, vamos poder tirar para comer.”

“Vamos levar uma para a professora Cassia?”

A professora Débora explicou: “Quando a laranja amadurecer, colheremos algumas e levaremos, sim, uma fruta para a professora Cassia como forma de gratidão por sua colaboração em nosso estudo”.