Notícias

Página: 556 de 841


O cantinho saudável está sendo preparado com muito carinho

Unidade: Funcionários

O projeto pedagógico concebido pela professora de Educação Ambiental, Maria de Lourdes Campos Rosa, recebeu uma importante contribuição da empresa parceira Verde Lar: húmus de minhoca para a horta escolar. Durante o mês de fevereiro, os alunos da Educação Infantil e do 1º Ano do Fundamental 1 começarão a semear e cultivar hortaliças, legumes e frutas, obtendo conhecimentos sobre o que é uma horta, o que plantar, cuidados com a plantação e sobre a importância de uma (...)

Leia mais

Infantil 2B vive momentos de muita alegria na adaptação ao novo ambiente

Unidade: Funcionários

As crianças do Infantil 2B estão vivendo muitos momentos felizes se adaptando à nova realidade. A cada dia conhecem mais as professoras, os colegas e o espaço da Escola, sentindo-se mais seguras no ambiente. As professoras Kátia Correa, Júlia Lisboa e Thainá Abreu estão realizando muitas atividades e brincadeiras divertidas: piscina de bolinha, velotrol, bola, bolinha de sabão, brincadeiras com água e peixinhos, pista de carrinho, pinturas e desenhos. Duas atividades se destacaram: (...)

Leia mais

​Infantil 2B recebe visitas especiais na salinha

Unidade: Funcionários

As crianças do Infantil 2 B estão chegando cada dia mais felizes na Escola! Desfrutam  de cada atividade, aprendendo que “a mamãe vai, mas a mamãe volta”, assim como o papai, a vovó, o vovô... Para favorecer a adaptação das crianças, as professoras têm apresentado a elas diversos bichos diferentes. Primeiro foram os periquitos. Elas adoraram observar o som que eles fazem e observar como se alimentam. Conheceram também uma das galinhas do galinheiro da escola e o coelho. (...)

Leia mais

2º Ano do Ensino Médio recebe pistas para identificar a ocorrência de uma reação química

Unidade: Funcionários

No Laboratório de Química, os alunos do 2º Ano do Ensino Médio realizaram várias experiências:​ Adicionaram açúcar no refrigerante e perceberam a liberação de bolhas de gás carbônico Adicionaram comprimido efervescente na água e perceberam a formação de gás carbônico Colocaram um clipe metálico na chama de uma lamparina e perceberam que ficou incandescente Gotejaram fenolftaleína em uma solução básica incolor (hidróxido de sódio aquoso), que mudou de cor, (...)

Leia mais

2º Ano do Ensino Médio utiliza a “varinha mágica” da Química

Unidade: Funcionários

Com o auxilio de um bastão de vidro (denominado nesse experimento como sendo “a varinha mágica”) os alunos iniciaram a combustão em um algodão umedecido com etanol. O bastão de vidro foi imerso inicialmente em um béquer com ácido sulfúrico e, em seguida em outro béquer, com KMnO4(s). Em seguida esse bastão de vidro foi encostado no algodão com etanol, e para a surpresa dos alunos, foi observado uma chama de fogo. Os alunos então forma estimulados a descobrir o papel de cada (...)

Leia mais

​Infantil 4 e 5 exploram os sons da chuva na aula de Música​

Unidade: Funcionários

A professora de Música, Karina Haddad, estimulou a exploração dos instrumentos musicais para descobrir qual deles possuía o som que se assemelha​va mais ​aos sons da chuva e do trovão. Fizeram uma sequência musical, pensando no início da chuva, com poucos sons, no meio da chuva, com trovoadas e muita água, ​nos som ​da chuva ​quando ​já está indo embora e da água escorrendo pelos telhados e pela rua. Os alunos escolheram o pau de chuva, o afoxé, o tambor, o carrilhão e (...)

Leia mais

9º Ano reflete sobre o equilíbrio necessário para o uso da tecnologia

Unidade: Brasília

Com base no tema anual A busca do equilíbrio, a professora Raquel Araújo trabalhou, com os alunos do 9º Ano, sobre a importância de manter o  equilíbrio na utilização das ferramentas tecnológicas. Os alunos tiveram contato com textos que abordam o assunto, e para aprofundar o estudo realizaram, em duplas, pesquisas sobre diversos aspectos que envolvem o tema, como: os problemas de saúde decorrentes do uso exagerado da tecnologia, os problemas de socialização resultantes da (...)

Leia mais

Turmas do 8º e 9º Ano realizam dinâmica e aprendem a "Como fazer História?"

Unidade: Brasília

Os alunos do 8º e 9º Ano iniciaram o ano letivo aprendendo sobre as formas de se fazer História. A dinâmica consistia em apresentar algumas imagens e pinturas representativas de acontecimentos dos séculos XIX e XX, e que têm relação com o conteúdo que irão aprender nesse ano. Dois ou três alunos se posicionaram de costas para a projeção e os demais alunos da turma descreveram, minuciosamente, as imagens para estes colegas, como as cores predominantes, os personagens, a luz, a (...)

Leia mais

Turmas do 6º ao 9º Ano participam da Aula Inaugural

Unidade: Brasília

Os adolescentes do Fundamental 2 estavam muito felizes em retornar ao convívio dos colegas e professores no dia 30 de janeiro – primeiro dia de aula. Logo no início da manhã, cada turma traçou alguns propósitos para o ano letivo e, no auditório, durante a aula inaugural, eles foram compartilhados entre todos. Dentre as metas fixadas pela turma do 6º Ano, salientou-se o querer estar mais atento às aulas e a importância do cultivo do respeito.  O 7º Ano registrou diversos (...)

Leia mais

Alunos do Fundamental 1 iniciam o ano letivo com atividades alegres e reflexivas

Unidade: Brasília

As professoras do Ensino Fundamental 1 da Unidade Brasília receberam os alunos com muita alegria e entusiasmo. Para apresentar-lhes o tema anual A busca do equilíbrio, as docentes escolheram apresentações circenses e, caracterizadas, apresentaram números de mágica, palhaços, bailarinas e equilibristas. Em todo o espetáculo, estiveram presentes o esforço, a colaboração, a perseverança e o equilíbrio. As crianças vibraram a cada momento vivido! Ao término das (...)

Leia mais