2º Ano do Ensino Médio utiliza a “varinha mágica” da Química

Unidade: Funcionários | 21 Feb 2018

Com o auxilio de um bastão de vidro (denominado nesse experimento como sendo “a varinha mágica”) os alunos iniciaram a combustão em um algodão umedecido com etanol. O bastão de vidro foi imerso inicialmente em um béquer com ácido sulfúrico e, em seguida em outro béquer, com KMnO4(s). Em seguida esse bastão de vidro foi encostado no algodão com etanol, e para a surpresa dos alunos, foi observado uma chama de fogo. Os alunos então forma estimulados a descobrir o papel de cada substância na reação de combustão observada. Quando o ácido sulfúrico entrou em contato com o permanganato de potássio, ocorreu uma reação química que produziu muito calor. O calor gerado com essa reação foi suficientemente grande para fazer com que o álcool que estava no algodão se incendiasse, dando origem a outra reação química, a reação de combustão do etanol.

Aprender Química assim é bem divertido!