2º Ano do Ensino Médio recebe pistas para identificar a ocorrência de uma reação química

Unidade: Funcionários | 21 Feb 2018

No Laboratório de Química, os alunos do 2º Ano do Ensino Médio realizaram várias experiências:​

  • Adicionaram açúcar no refrigerante e perceberam a liberação de bolhas de gás carbônico
  • Adicionaram comprimido efervescente na água e perceberam a formação de gás carbônico
  • Colocaram um clipe metálico na chama de uma lamparina e perceberam que ficou incandescente
  • Gotejaram fenolftaleína em uma solução básica incolor (hidróxido de sódio aquoso), que mudou de cor, ficando rosa intenso
  • Adicionaram solução de nitrato de chumbo II (solução incolor) a uma mesma quantidade de solução de iodeto de potássio (solução incolor) e perceberam a formação de um sólido amarelo
  • Misturaram água ao etanol e, ao colocar nessa mistura o termômetro, perceberam a elevação da temperatura

Segundo as professoras Fabiana da Costa e Ward Lauar, esta prática objetivou favorecer a compreensão de que as transformações na matéria podem ocorrer com algumas evidências macroscópicas, ao se comprovar a formação de um novo material.

A atividade gerou grande interesse​, principalmente no momento da formação do sólido amarelo com a mistura de dois líquidos incolores.