Notícias

Página: 501 de 834


Professoras do 2º Ano realizam roda de conversa sobre a 1ª etapa do ano letivo

Unidade: Cidade Nova

As professoras do 2º Ano, Maria Fernanda Melo e Tânia Lúcia de Líbero, reuniram a turma em uma roda para falarem sobre o desenvolvimento da 1ª etapa do ano letivo. Muito estimuladas, elas realizaram uma conversação, na qual os alunos puderam manifestar o que aprenderam, o que mais gostaram, qual atividade eles gostariam que se repetisse, como foi fazer as primeiras avaliações, entre outras observações. Ao final da conversa, de acordo com as docentes, ficou claro para os alunos que (...)

Leia mais

Alunos do 1º Ano realizam atividade que integra o projeto “Bombeiros: Heróis de Verdade”

Unidade: Cidade Nova

O 1º Ano está realizando diversas atividades, ao longo do semestre, que integram o projeto Bombeiros: Heróis de Verdade. Em maio, por exemplo, eles apresentaram os resultados das pesquisas que fizeram sobre o trabalho dos bombeiros. O ponto de partida para as pesquisas é uma pergunta que a criança elabora, de acordo com a sua curiosidade e interesse. Em casa com ajuda da família, ela investiga o assunto para adquirir o conhecimento. Ao encontrar resposta, no dia agendado, ela leva o (...)

Leia mais

Projeto Reconto de Histórias é iniciado no Infantil 4

Unidade: Cidade Nova

As professoras Nirvana Arantes e Letícia Fajardo iniciaram, no Infantil 4, o projeto Reconto de Histórias. Toda sexta-feira, um aluno escolhe um livro literário na Biblioteca e o leva para casa. Com a colaboração da família, a criança escuta toda a história e depois a reconta para seus pais e familiares. Na sexta-feira da semana seguinte, o reconto da história é feito em sala de aula para as professoras e os colegas. De acordo com a docente Nirvana, as crianças responsáveis pelo (...)

Leia mais

Infantil 2 realiza atividade com as figuras geométricas

Unidade: Cidade Nova

As professoras Rosemary Gurgel e Ana Carolina Lourenço reuniram as crianças do Infantil 2 no pátio do Colégio e apresentaram duas figuras geométricas grandes: um quadrado e um triângulo. Posteriormente, elas mostraram para os alunos uma caixa que estava cheia dessas figuras geométricas pequenas e as colocaram no chão, explicando que as crianças deveriam escolher uma delas e colocá-la dentro da figura geométrica igual, porém maior. Assim as docentes foram chamando um aluno de cada (...)

Leia mais

Atividade com a ficha do nome e o alfabeto móvel é realizada no Infantil 3

Unidade: Cidade Nova

Com o intuito de estimular os alunos do Infantil 3 a identificarem o próprio nome em vários contextos, a docente Mariele Pires planejou uma “chamada diferente”. A professora organizou, no centro da rodinha, as fichas com o nome dos alunos divididas em dois grupos: meninas e meninos. Em seguida, incentivou as crianças a observarem qual das fileiras era maior. Elas identificaram que, nessa sala, há uma quantidade maior de meninos. Em seguida, os alunos se assentaram e a professora (...)

Leia mais

Alunos do 8º e 9º Ano visitam exposição sobre Leonardo Da Vinci

Unidade: Cidade Nova

No século 14, a Europa passava por um período de mudanças, que ficou conhecido como Renascimento, relacionado especialmente aos campos cultural e artístico. Um dos principais nomes desse movimento foi Leonardo Da Vinci, autor de algumas pinturas que se tornaram símbolo do período, como A Virgem dos Rochedos, A Última Ceia e a icônica Monalisa, originalmente La Gioconda. Com o objetivo de explorar todas as facetas desse gênio renascentista, estava em cartaz, em Belo Horizonte, a mostra (...)

Leia mais

Alunos do 2º Ano realizam atividades junto com os pais no Festival Literário

Unidade: Cidade Nova

A turma do 2º Ano recebeu as famílias para o Festival Literário. Na ocasião, as crianças e os pais confeccionaram peixinhos para representar o estudo feito com o livro O menino e o peixinho, das autoras Mariângela Haddad e Sônia Junqueira. De acordo com a docente Maria Fernanda Melo, “foi muito estimulante perceber como as famílias e os alunos vivenciaram momentos significativos em um espaço preparado com tanto carinho por mim e pela professora Tânia Lúcia de Líbero”. A (...)

Leia mais

Atividades sobre alimentação saudável são realizadas no Infantil 3

Unidade: Cidade Nova

Com o intuito de enriquecer as investigações sobre a alimentação saudável proposta nos estudos do projeto anual, as professoras do Infantil 3, Naiane Monique e Mariele Pires, iniciaram uma nova atividade na turma: o envio da Caixa surpresa. Toda sexta-feira um aluno levará esse material para casa, juntamente com um caderno para registro do vivido. A criança selecionará um alimento saudável, de origem animal ou vegetal, para colocar dentro do recipiente. Em seguida, como o auxílio (...)

Leia mais

Infantil 2 aprende importantes atitudes com o personagem Chiquinho

Unidade: Cidade Nova

As professoras do Infantil 2, Rosemary Gurgel e Ana Carolina Lourenço, reuniram as crianças em uma roda e explicaram que o Chiquinho, um boneco produzido por elas, também iria participar da aula naquele dia. Na ocasião, as docentes contaram para os alunos que o Chiquinho gosta de dividir o seu brinquedo com os amigos e trata os colegas com afeto e carinho - ação que são essenciais para o bom relacionamento. Além disso, as professoras falaram que o boneco utiliza as mãos para fazer (...)

Leia mais

Infantil 5 e 1º Ano  realizam trabalho de campo na Transitolândia

Unidade: Cidade Nova

Com o objetivo de complementar as conversas realizadas em sala sobre o trânsito, o Infantil 5, juntamente com o 1º Ano, realizaram um trabalho de campo na Transitolândia. Os alunos assistiram à aula do Sargento Renato, que ensinou vários aspectos sobre o trânsito, entre eles: como atravessar as ruas, a importância de se obedecer às regras e uma apresentação de todos os elementos que fazem parte do trânsito. Todos ficaram atentos e alguns puderam participar das demonstrações (...)

Leia mais