4º Ano A e 2° Ano A no Dia da Conscientização Mundial do Autismo

Unidade: Funcionários | 15 Apr 2019

Os professores Felipe Cerqueira e Gabrielle Dias iniciaram as aulas de Jogos e brincadeiras no dia 2 de abril e se depararam com os alunos da turma do 4° Ano A vestidos de azul. Perguntados do motivo daquela situação, eles responderam que era o Dia da conscientização Mundial do Autismo. Chegando no horário da aula do 2° Ano A, os alunos também estavam de azul e quando questionados, deram a mesma respostas.

As brincadeiras desenvolvidas possibilitaram refletir sobre o brincar com todos, sobre a participação de cada um de acordo a suas condições e possibilidades. Cada um brinca dentro de seus limites e dessa maneira é possível a integração dos alunos e a percepção da turma como um todo. Segundo a BNCC, a temática “explora aquelas atividades voluntárias exercidas dentro de determinados limites de tempo e espaço,  caracterizadas  pela  criação  e  alteração  de  regras,  pela  obediência  de  cada  participante  ao  que  foi  combinado  coletivamente, bem  como  pela  apreciação  do  ato  de  brincar  em  si”.

Toda essa situação permite aos alunos que descubram, dentro de si mesmos, pensamentos que estimulem o conhecimento do mundo mental, a prática consciente do bem e o desenvolvimento de funções relacionadas ao aprender.