Notícias

Página: 488 de 551


Pais participam da palestra “A birra e o entendimento infantil”

Unidade: Uberlândia

O Colégio Logosófico – Unidade Uberlândia promoveu uma palestra informativa aos pais, abordando o tema dos pensamentos (os que levam as crianças à birra) e as formas de correção, bem como a atuação docente. O objetivo de promover o evento foi de levar aos pais elementos da Pedagogia Logosófica, para que compreendam a forma como a instituição encara as diversas atitudes das crianças, na faixa etária de 2 a 6 anos. “É um tema importante a ser tratado com pais, porque (...)

Leia mais

Alunos do 5º Ano encenam texto dramático

Unidade: Uberlândia

Em Língua Portuguesa, a Turma da Gratidão (5º Ano) está aprendendo sobre o texto dramático e descobriram como esse tipo de texto é organizado. No livro Intermédio Logosófico há uma fábula que está escrita sob a forma de vários diálogos, que é uma das marcas do texto dramático. Sendo assim, a turma selecionou a fábula O grande burguês para ser adaptada e encenada. Os alunos estudaram bastante o texto a que se proporam representar e com ele fizeram importantes reflexões: (...)

Leia mais

Turmas da Educação Infantil promovem Festa de Inverno

Unidade: Uberlândia

A Festa de Inverno foi iniciada na casa de cada aluno, com a escolha de artigos de vestuário adequados ao tema: gorros, cachecóis, luvas e bichos de pelúcia de clima gelado. No dia seguinte, as crianças chegaram no Colégio vestidas com roupas de inverno. No anfiteatro, a professora Fernanda Aguirre, coordenadora da Educação Infantil, apresentou características de lugares onde a estação é o inverno, e explicou que em algumas regiões a incidência dos raios solares ocorre de forma (...)

Leia mais

Livro leva alunos do 5º Ano a refletirem sobre o passado

Unidade: Brasília

No segundo bimestre as professoras Carmen Baltar e Lídia Barbosa trabalharam na turma do 5º Ano o livro Bisa Bia, Bisa Bel, da autora Ana Maria Machado. Para lançar o estudo do livro de forma atrativa, as docentes trouxeram fotos de suas bisavós e relataram vivências com as mesmas. Os alunos tiveram a oportunidade de fazer o mesmo, em uma agradável rodinha de conversação, tomando um delicioso chá acompanhado de bolo. Os alunos leram o livro e fizeram trabalhos lindos; um deles (...)

Leia mais

Turno Estendido aprende sobre a suavidade por meio das flores

Unidade: Brasília

A professora do Turno Estendido Roseli Luro fez analogias utilizando uma flor com e outra sem espinho para facilitar a compreensão do cultivo da amizade com suavidade e estimular na turma uma convivência feliz e agradável. A professora iniciou o trabalho fazendo uma dramatização, no qual trouxe a imagem de uma florista e algumas cenas de seu trabalho rotineiro. Logo a seguir, vestiu-se de florista, assentou-se na rodinha e interagiu com as crianças falando sobre algumas (...)

Leia mais

Unidade Brasília promove palestra sobre a Segurança no Trabalho aos funcionários de Serviços Gerais

Unidade: Brasília

O Colégio Logosófico González Pecotche – Unidade Brasília ofereceu aos funcionários dos Serviços Gerais uma palestra sobre a Segurança no Trabalho. O evento foi realizada no dia 25 de julho pelo mestre e engenheiro Celso Berilo Cidade Cavalcanti, da BSB MED Segurança, Medicina do Trabalho e Meio Ambiente. A diretoria do Colégio teve vários objetivos a alcançar com essa atividade, entre eles valorizar o ser humano e o profissional; promover reflexões sobre como prevenir (...)

Leia mais

Turmas do Fundamental l promove momento vinculativo para suas famílias

Unidade: Brasília

Com o objetivo de apresentar aos pais os resultados do trabalho acerca do tema Família, as turmas do 2º ao 5º Ano promoveram um momento vinculativo na área externo do Colégio. Foi montado um circuito com seis brincadeiras, entre elas: volençol, bambolê, corre cutia, batata na colher, pescaria e batatinha frita. Antes de iniciarem o circuito, todos os presentes vivenciaram um momento sensível, onde um grupo de quatro crianças (2º, 3º, 4º e 5º Ano), falaram um poema, elaborado (...)

Leia mais

‘Pizza de valores’ inspira alunos do Turno Estendido

Unidade: Brasília

Para estimular nos alunos a importância dos valores e proporcionar um momento de reflexão sobre as ações diárias, a professora Joyce Porto realizou na sala de aula uma rodinha apresentando a imagem de uma pizza. A professora, antes de falar sobre os valores, fez algumas perguntas sobre a imagem e os alunos prontamente responderam que era uma pizza, um alimento saboroso. A professora explicou que era uma pizza, porém diferente, pois ao invés de comê-la, todos iriam senti-la por (...)

Leia mais

Alunos do Fundamental preparam brincadeira de caça ao tesouro

Unidade: Goiânia

As crianças de cada uma das turmas do Fundamental prepararam para os próprios colegas de sala um caça ao tesouro, fazendo referência ao GPS (um dos temas da agenda escolar). A atividade foi realizada em três etapas: Confeccionaram lindas cartinhas falando sobre um grande tesouro que é a amizade; Escolheram um local do colégio para colocar a cartinha; Registraram as orientações de direção (vire à direita, vire à esquerda) para que o outro grupo pudesse chegar ao local (...)

Leia mais

1º Ano aprende sobre as formas geométricas de forma lúdica

Unidade: Uberlândia

Para estimular a reflexão e identificar uma figura geométrica plana, as professoras Tatiana Salete e Sara Mendonça propuseram aos alunos do 1º Ano um jogo de Matemática chamado Identificando Figuras.  As crianças se dividiram em grupos de três para jogar. O objetivo do jogo é adivinhar a figura que o amigo pensou, observando algumas figuras geométricas planas já selecionadas. Cada criança deveria fazer perguntas para a outra até acertar a figura que o amigo tinha (...)

Leia mais