Notícias

Página: 486 de 551


Professores de Chapecó recebem capacitação com professora de Belo Horizonte

Unidade: Chapecó

A equipe diretora e pedagógica do Colégio Losogófico – Unidade Chapecó participou de uma capacitação com a professora Neuza do Carmo, integrante do grupo de professoras que receberam do autor da Logosofia, González Pecotche, o convite para iniciar o Colégio Logosófico em 1963. A Sra. Neuza é estudante de Logosofia, foi professora, diretora de escola, supervisora de ensino e uma das primeiras docentes do Colégio Logosófico em Belo Horizonte. Na oportunidade, ela relatou a (...)

Leia mais

Alunos do Infantil 5 aprendem sobre a lampreia 

Unidade: Chapecó

A personagem Dora Científica recebeu de um aluno do Infantil 5, das professoras Susana Lazzarotti, Eliane Pires e Adriana dos Santos, o desafio de pesquisar sobre  a lampreia, também conhecida como 'peixe vampiro'. Ao retornar às aulas após o recesso de julho, a turma do Infantil 5 recebeu a visita da personagem, que apresentou as curiosidades sobre este peixe diferente. Ao entrar na sala, Dora observou que os alunos haviam crescido de tamanho e perguntou: “Vocês cresceram só de (...)

Leia mais

Encontro dos Avós reflete sobre os pensamentos e sentimentos que iluminam a relação entre avós e netos

Unidade: Rio de Janeiro

Foi com muita alegria e gratidão que o Colégio Logosófico – Unidade Rio de Janeiro realizou o Encontro dos Avós 2015. A partir do tema do projeto anual, Pensamentos e sentimentos que iluminam a humanidade, a professor Angela Silva, diretora do Colégio, apresentou algumas reflexões sobre a nobre missão dos avós de iluminarem a família e, principalmente, a vida dos netos. Em pequenos grupos, os participantes trocaram recursos que utilizam em sua relação com os netos, apoiando e (...)

Leia mais

Livro estimula reflexão sobre relacionamentos entre alunos do Infantil 3 A

Unidade: Chapecó

A turma do Infantil 3 A ouviu de suas professoras Luana Regina Gallo e Marcia Lima a história do livro O homem que amava caixas, escrito e ilustrado por Stephen Michael King, que trata sobre o relacionamento entre pai e filho e a dificuldade do adulto em demonstrar o afeto. Na história, o pai encontrou no amor pelas caixas uma forma de demonstrar para o filho que ele era importante e o amava. Depois, as professoras fizeram a reflexão com as crianças: Para que servem as caixas? O que (...)

Leia mais

Espelho favorece compreensão corporal nos alunos do Infantil 2 B

Unidade: Chapecó

A turma do Infantil 2 B, das professoras Daniele R. Streicher e Daiane Zagonel, foram até o Laboratório de Ciências para uma atividade diferente: desenhar no espelho. As crianças demonstraram alegria ao observar-se no espelho, brincar e dançar percebendo-se ali. Após essa visualização, o desafio foi desenhar seu corpo no espelho, utilizando uma caneta para retroprojetor. Essa foi uma situação de aprendizagem que contemplou diferentes conteúdos curriculares: esquema corporal, (...)

Leia mais

Infantil 3 B aprende conceitos matemáticos de forma criativa

Unidade: Chapecó

Trabalhando os conceitos matemáticos de tamanho, diferenças e semelhanças, a turma do Infantil 3 B, das professoras Marta Leticia Solforoso e Luciana Pereti, realizaram uma tarefa de casa muito criativa. Reutilizando sucatas como matéria prima, as crianças e seus familiares criaram bonecos representando cada membro da família. As docentes observaram pelas falas das crianças que esta foi uma linda oportunidade de aprendizagem, pois além da colaboração e envolvimento de todos, a (...)

Leia mais

Alunos do 2º Ano B navegam pelo site do Colégio em aula de Informática

Unidade: Funcionários

Em uma atividade interdisciplinar de Informática, foi solicitado aos alunos que acessassem o portal do Sistema Logosófico de Educação/Colégio com o intuito de conhecer mais sobre a história do Colégio, suas unidades, as notícias divulgadas, fotos, etc. A atividade foi planejada para colaborar com os alunos na execução de um dever de casa. Para se familiarizarem com o ambiente virtual do Colégio as crianças foram organizadas em duplas, para explorar diversos conteúdos e até (...)

Leia mais

Alunos do 2° Ano A produzem texto na aula de Informática

Unidade: Funcionários

Trabalhar de forma interdisciplinar propicia a ampla construção do conhecimento em diversas áreas de ensino. É possível utilizar a Informática como recurso para várias atividades: um jogo educativo, uma pesquisa, uma leitura, entre outras. Em uma das aulas de Informática, foi proposto aos alunos do 2° Ano A que produzissem um texto de acordo com uma sequência de imagens projetadas pela professora. Nessa atividade, os alunos exploraram as ferramentas que o programa de edição de (...)

Leia mais

Alunos do 8° Ano realizam atividade sobre pressão arterial e pulsação

Unidade: Funcionários

No laboratório de Ciências, a professora Milena Almeida pediu aos alunos do 8º Ano que, em repouso e após atividade física, percebessem a pulsação de sua artéria pelo período de 1 minuto. Informou também aos alunos que, essa pulsação se dá através da expansão e contração arterial e que é possível percebê-la ao encostar os dedos no ponto em que ela passa perto da pele, como no pulso ou no pescoço. Durante a realização da aula prática a professora conversou com os (...)

Leia mais

​​6º Ano vivencia experiência com pombo correio

Unidade: Funcionários

Para auxiliar na aprendizagem do conteúdo que 6º Ano estava estudando –“Recursos naturais”, os alunos vivenciaram uma experiência muito interessante. O avô da​ aluna​ Stephanie Rene Wells, o senhor José Luiz de Oliveira Cunha, se prontificou a ​ir à Escola levando um dos seus pombos correios para atender ​à​s perguntas dos alunos sobre esta modalidade: criação de pombos correios. Ele é treinador de pombos, participou de diversos campeonatos e os seus pombos já (...)

Leia mais