Página: 816 de 917
Alunos do 5º Ano estudam sobre o Sistema Circulatório
Os alunos do 5º Ano estão estudando sobre o Sistema Circulatório e investigando como o sangue circula pelo corpo para compreenderem a função das válvulas, átrios e ventrículos, como também a entrada e saída do sangue. Para tanto, eles utilizaram um coração de boi para comparar com os estudos do coração humano. Em sala, eles tiveram a oportunidade de intercambiar, elaborando hipóteses sobre o Sistema Circulatório, que, durante a experiência, puderam confrontar e comprovar (...)
Leia mais7º Ano conhece as obras plásticas de Marianne Peretti
O tema de estudo dos alunos do 7º Ano para este 1° bimestre é Eu, Agente do Bem, que tem por objetivo desenvolver a observação consciente da realidade interna a fim de conhecer-se e identificar, em si mesmo, os elementos necessários para atuar com o bem. Para alcançar o proposto, os professores Beatriz Grooscors e Gabriel Tereso apresentaram algumas personalidades de Brasília que atuam e atuaram em prol da cidade, constituindo-se em agentes do bem. Os alunos fizeram um tour pelas (...)
Leia maisAlunos do 4º Ano são estimulados a ‘venderem’ histórias
A professora da Turma da Paciência (4º Ano) Daniela Nunes chegou no horário de Literatura com uma sacola decorada. Andou um pouco pela sala, sem nada dizer, criando expectativa nos alunos do porquê estava agindo daquela forma e o que carregava. Ela tirou um livro de dentro da sacola e começou a descrevê-lo. Disse que o seu formato era diferente, com muitas cores e desenhos, folhas com uma textura que não tinha igual. Começou a contar a história do livro quando, de repente, parou e (...)
Leia maisInfantil 5 realiza atividade com ovos de codorna
Os alunos da Turma da Colaboração (Infantil 5) compararam o ovo de galinha com o de codorna. Depois, cada criança ganhou um ovo de codorna cozido para ser descascado e fizeram um “ninho” utilizando macarrão. A atividade cumpriu o objetivo de reforçar o que a turma aprendeu sobre as aves, aliando o conteúdo ao projeto Eu gosto de alimentos saudáveis!, que visa estimular as crianças a se alimentarem bem. Confira os depoimentos dos alunos: “Eu achei legal, nunca tinha (...)
Leia maisInfantil 4 experimenta receita de Danete de Abacate
Inspirados no trecho do livro Bibi come de tudo, de Alejandro Rosas, as professoras da Turma do Afeto (Infantil 4) Alessandra Fernandes, Márcia Silva e Patrícia Calori promoveram uma atividade misteriosa. Como os alunos estão aprendendo a experimentar alimentos, sem conhecerem de imediato os ingredientes, as docentes desafiaram as crianças a saborearem o Danete de Abacate. No outro dia, as professoras levaram um abacate para sala, as crianças acharam que era manga, outras mamão, (...)
Leia maisAlunos do 6° Ano aprendem sobre as obras do arquiteto Lelé
Os alunos do 6° Ano e os professores Beatriz Grooscors e Gabriel Tereso fizeram um tour pelas obras do arquiteto João Filgueiras, carinhosamente chamado de Lelé, como o Hospital Sarah, o ICC (prédio que se situa no Campus da UNB), a Colina (conjunto residencial para alunos e professores da UNB), o prédio comercial da Disbrave e os edifícios da Camargo Correa no Setor Comercial Sul. Os alunos identificaram que Lelé era inovador em suas obras arquitetônicas; seu método e processos (...)
Leia mais8° Ano conhece a Faculdade de Artes Dulcina de Moraes
Durante o horário escolar, os alunos do 8° Ano e a professora Isadora Stepanski tiveram a oportunidade de visitar a Faculdade de Artes Dulcina de Moraes. Eles conheceram a história da faculdade, da própria Dulcina e daqueles que lutam até hoje para que a instituição permaneça em funcionamento. A faculdade atualmente enfrenta um momento financeiro delicado e muitas pessoas estão fazendo a sua parte para que ela permaneça de pé. Dulcina era atriz, diretora, produtora e professora de (...)
Leia maisTurma do Horário Estendido aprende dançando a diferença entre lado direito e lado esquerdo
Para saber diferenciar entre esquerda e direita utilizando o corpo para se direcionar no espaço, a professora da Turma 3 (1º e 2º Ano) do Horário Estendido promoveu uma atividade pra lá de dançante. A atividade foi dividida em dois momentos, sendo o primeiro para que as crianças utilizassem o seu próprio corpo para se direcionar conforme os comandos da música (mão direita e esquerda na frente e atrás, ombro direito e esquerdo para frente e atrás, pé direito e esquerdo na (...)
Leia maisInfantil 2 e 3 realizam projeto “Xôooo dengue”
A professora Roseli Luro, junto à turma 1 (Infantil II e III) do Horário Estendido, está realizando um trabalho de prevenção à dengue. Para isso criou com os alunos o projeto Xôooo dengue. Para dar início ao projeto foi realizada uma conversa informal na rodinha, onde pode ser observado alguns conhecimentos prévios. Em seguida, a professora mostrou a imagem do Aedes Aegypti e falou de suas características, hábitos, doenças que transmite e dramatizou algumas cenas. Em outro (...)
Leia maisAlunos do Infantil refletem sobre o conceito de transformação
Para trabalhar com o tema do ano Transformando o mundo a partir de si mesmo, as professoras do Serviço de Orientação Educacional (SOE) Adriana Miranda, no turno matutino, e Terezinha Pantoja e Kelly Cristina Rodrigues, no turno vespertino, realizaram uma atividade com massinha de modelar juntamente com os alunos do Infantil 2 a 5. As professoras deram alguns comandos para as crianças transformarem a massinha em algo: bola, cobra, rosto de criança... Assim foram conhecendo a palavra (...)
Leia mais