Página: 818 de 917
Turma do 2º Ano participa de oficina e reflete o que é saber escutar
A turma do 2º Ano recebeu um presente: uma oficina com a assessora pedagógica Jaqueline M. Zolet. A oficina, com o tema Saber escutar, foi solicitada pelas professoras da turma Lediana Duarte e Marisa Lúcia Balbinot, com o objetivo de trabalhar com as crianças sobre a importância de saber escutar para compreender e aprender. Com uma caixinha de perguntas no estilo “O que você faria?”, a professora Jaqueline refletiu com os alunos sobre o que é preciso ter para entender algo e (...)
Leia maisAtividades interativas da comemoração do 51º aniversário do Colégio conquistam a atenção e o coração de todos
O 51º aniversário do Colégio Logosófico – Unidade Rio de Janeiro foi comemorado com muita arte, ação e emoção! Contando com a presença de mais de 200 famílias, pais e alunos divertiam-se e aprendiam sobre a força e a importância da presença do semelhante na vida. Foram realizadas 16 atividades que propiciaram vinculação e muita ação, mostrando que a observação ativa e a alegria são indispensáveis para conhecermos os recursos internos de que dispomos para haver (...)
Leia mais3º Ano reflete sobre o pensamento da Curiosidade
No lançamento do Projeto Anual, em um estimulante sábado letivo, os alunos do 3º Ano viveram uma divertida experiência! Enquanto estavam sendo recebidos pela professora Patrícia Marcato com algumas orientações sobre o que fariam a seguir, a professora Nirvana Arantes entrou na sala e cochichou algo em seus ouvidos. Os olhinhos de todos brilharam e as professoras então iniciaram uma proveitosa conversação sobre o tema escolhido: a curiosidade! Elas leram um relato de uma jovem que (...)
Leia mais5º Ano aprende sobre o processo de fossilização
Para proporcionar um maior aprendizado, além de motivar a interação entre os alunos do 5º Ano e deixar a aula mais dinâmica, a professora Natália Paione propôs uma atividade utilizando argila, conchas de moluscos e diferentes tipos de folhas para fazer uma imitação de um fóssil. A compreensão das aulas teóricas são mais eficazes quando são aliadas às aulas práticas e esta aula propiciou a compreensão do processo de fossilização dos seres vivos, além do avanço da ciência (...)
Leia maisAlunos do 5º Ano aprendem técnicas para organizarem estudos e aproveitarem melhor o tempo
Os alunos do 5º Ano estão ampliando sua capacidade de organização dos estudos a partir da construção de um plano individual de estudos. Nele, cada um, com ajuda da docente, vai planejar qual o conteúdo vai estudar, as atividades dadas como dever de casa e um tempo para leitura e pesquisa do que foi incluído do plano semanal. Segundo as docentes, é necessário ensinar aos alunos como organizar seu tempo de estudos e orientá-los em relação a técnicas existentes para essa (...)
Leia maisAtividade em conjunto favorece vinculação entre as crianças do Infantil 2
As crianças do Infantil 2 se reuniram ao redor de um grande papel craft e cada uma pintou utilizando pincéis e as mãos. De acordo com as professoras Rosemary Gurgel e Letícia Fajardo, a criança de 2 anos tem muita necessidade de explorar os objetos e sentir a textura das coisas, por isso o trabalho utilizando o pincel e depois as mãos. A atividade tinha como objetivo o trabalho da coordenação motora fina, que é a pega no pincel, além de favorecer a adaptação, estimular o trabalho (...)
Leia maisFantoches alegram e estimulam crianças do Infantil 2
Os fantoches Theo e a Lulu participam diariamente dos momentos compartilhados em sala de aula, em especial durante as rodinhas. Logo após a chegada das crianças do Infantil 2, as professoras Rosemary Gurgel e Letícia Fajardo envolvem a todos manipulando os bonecos. As crianças observam atentamente as falas e expressões dos dois amiguinhos, que contam histórias, conversam, envolvem e inspiram a todos em sala. Os alunos estão aprendendo muitas coisas importantes com o Théo e a Lulu. (...)
Leia maisAula Prática sobre Seleção Natural envolve alunos do 7º Ano
Utilizando um gramado artificial, foram utilizados objetos variados como, pinças, tesouras e prendedores de roupas para pegar as sementes e miçangas espalhadas pelo gramado, simulando o que vivem os pássaros. Cada pinça ou prendedor sugeriu a adaptação que o pássaro faz para conseguir determinado tipo de alimento. Os alunos tinham cerca de 2 minutos, para pegar o máximo de sementes ou miçangas possíveis. Os alunos vivenciaram o que ocorre na natureza, através da competição (...)
Leia maisTeatro de fantoches reforça o pensamento de fazer o bem no Infantil 4A
As professoras Maria Alice Lacerda e Alessandra Salles encenaram um teatro de fantoches para reforçar algo que vêm trabalhando com os alunos do Infantil 4 A. Os personagens dos fantoches, Marcelo e Roberto, contaram como utilizam em suas vidas a “lanterninha do bem”, recurso pedagógico para estimular o conhecimento do mundo individual interno e fazer o bem, estando atentos aos próprios pensamentos. Com tantos exemplos de bem, os alunos sentiram-se entusiasmados para utilizarem as suas (...)
Leia mais6º Ano se dedica a importante projeto de Iniciação Científica
Com o objetivo de promover o Projeto de Iniciação Científica, os alunos do 6º Ano começaram a investigar se a poluição emitida pelos veículos movidos à combustíveis fósseis é capaz de influenciar no desenvolvimento do ciclo vital dos líquens, que são comuns nos troncos e galhos de árvores, presentes em toda a cidade. Inofensivos para as árvores e para os seres humanos são bioindicadores da qualidade do ar. Sob a coordenação da professora de Ciências, Beatriz Soares, os (...)
Leia mais