Página: 817 de 917
Unidade Goiânia promove reunião com pais da Educação Infantil
Na semana do dia 29 de fevereiro a 4 de março foram realizadas as reuniões pedagógicas em cada turma do Infantil. Nessa oportunidade, as professoras apresentaram aos pais o projeto a ser desenvolvido, os objetivos estabelecidos para esse primeiro semestre e a forma pela qual pensam alcançá-los. Foram destacados aspectos importantes da rotina de cada sala e alguns combinados que favorecerão o desenvolvimento do trabalho. As reuniões cumpriram o objetivo de deixar os pais mais (...)
Leia mais4º Ano vivencia momento especial em sala de aula
“Jéssica está se preparando para seu primeiro dia de aula. Conseguirá ela fazer amigos ou se sentirá sozinha? Depois de muito pensar, experimentou algumas maneiras de fazer amizade na escola - levou sua caixa e, de dentro dela, tirou seu ursinho, bolinhos para os colegas comerem, sua cachorrinha para brincar com eles. Mas nada foi muito eficaz. Até que, de dentro de sua caixa, surgiu algo muito especial”. O que será que havia dentro da caixa de Jéssica? A partir da leitura do (...)
Leia mais4º Ano faz descobertas sobre o Brasil e Santa Catarina
A história de Santa Catarina está ligada com a história do Brasil e esta com a de Portugal. E como expressar tal história para crianças de 8 e 9 anos? Pensando nisso, as professoras Kamila P. Pavi e Solange C. Arruda apresentaram essa história cheia de revelações de forma dinâmica. Cada criança ganhou um fragmento da história, começando antes mesmo de 1500, época em que Portugal e Espanha já eram dois países importantes na Europa, tinham grandes frotas de navios à vela e seus (...)
Leia mais4º Ano aprende sobre vulcanismo e as forças internas
Qual é a importância dos vulcões? Existe alguma influência das atividades vulcânicas na vida das pessoas? Como os vulcões entram em erupção? De que são constituídos? Estas foram algumas das indagações das crianças do 4º Ano, no início dos estudos de Ciências. A partir destas dúvidas, as professoras Kamila P. Pavi e Solange C. Arruda, foram atrás de respostas. O vulcanismo teve papel determinante nos primórdios da formação geológica de globo terrestre. Além disso, ele (...)
Leia mais6º Ano inicia projeto de Iniciação Científica
Os alunos do 6º Ano visitaram um trecho da av. José Cândido da Silveira para realizar a contagem do número de líquens presentes em três árvores escolhidas aleatoriamente e também realizar a contagem de veículos por um período de três minutos. A atividade marca o início do projeto de Iniciação Científica, no qual os alunos investigam se a poluição emitida pelos veículos movidos à combustíveis fósseis é capaz de influenciar no desenvolvimento do ciclo vital dos (...)
Leia mais7º Ano aprende sobre a seleção natural que ocorre na natureza
Os alunos do 7º Ano, sob a orientação da professora Beatriz Soares, vivenciaram uma aula prática sobre a Seleção Natural que ocorre na natureza, onde os seres vivos com as melhores características adaptativas têm as melhores chances de sobreviver e passar por hereditariedade essas características aos seus descendentes. A turma utilizou um tapete verde para simular o gramado, objetos variados como prendedores de roupas, pinças, tesouras para simular bicos diferentes de pássaros, (...)
Leia mais6º Ano constrói ecossistema dentro de garrafa pet
Para estimular a observação dos elementos físicos e vivos do ambiente, os alunos do 6º Ano realizaram a montagem de um ecossistema dentro de uma garrafa pet devidamente higienizada. Os alunos colocaram uma camada de pedrinhas, uma de areia e uma de terra adubada dentro da garrafa. Inseriram uma muda de planta que coletaram no jardim do laboratório, e fecharam essa pet com outra garrafa. “Nesse sistema podemos aprender que a planta realizou dois processos muito importantes: a (...)
Leia maisInfantil 3 inicia atividades de letramento
Durante a rodinha, os alunos do Infantil 3 começaram o estudo sobre a letra inicial do nome. Inicialmente, a professora Naiane Monique mostrou as letras iniciais dos nomes de todos os alunos, indicando as respectivas crianças. Em outro momento foi trabalhada a ficha do nome; cada criança reconhecia seu próprio nome com a ajuda da professora e dos colegas. Para finalizar,cada criança pintou a letra inicial que lhe correspondia. O que motivou a realização dessas atividades foi a (...)
Leia maisInfantil 3 estabelece “combinados” para favorecer rotina na escola
No início do ano, durante a rodinha, a professora do Infantil 3 Naiane Monique conversou com os alunos sobre a importância de aproveitar o tempo para viverem uma manhã bem ativa na escola. O objetivo foi de chamar a atenção das crianças para a importância de seguir as regras, estimular a autonomia e outras condutas positivas. Os principais valores estimulados foram a organização, o respeito ao tempo de cada atividade e o respeito aos outros. Foram feitos alguns combinados com a (...)
Leia mais9º Ano assiste à palestra sobre Drogas na atividade interdisciplinar de História e Ciências
Após estudo realizado sobre a Guerra do Ópio no século XIX, sob a orientação da professora de História Martha Debouche, os alunos do 9º Ano tiveram um rico debate sobre "Os efeitos dos vários tipos de drogas ou substâncias no metabolismo humano", com a professora de Química e Física Heloísa Agudo. Todos fizeram perguntas e trouxeram contribuições com informações pertinentes ao assunto. “Foi uma belíssima oportunidade de conhecerem os mitos e as verdades sobre as drogas e (...)
Leia mais