Os alunos do 7º Ano, sob a orientação da professora Beatriz Soares, vivenciaram uma aula prática sobre a Seleção Natural que ocorre na natureza, onde os seres vivos com as melhores características adaptativas têm as melhores chances de sobreviver e passar por hereditariedade essas características aos seus descendentes.
A turma utilizou um tapete verde para simular o gramado, objetos variados como prendedores de roupas, pinças, tesouras para simular bicos diferentes de pássaros, sementes e miçangas.
Essas duas últimas foram espalhadas pelo tapete simulando um ambiente em que as aves se alimentam. Cada pinça ou prendedor representava a adaptação que o pássaro tem para conseguir determinado tipo de alimento. Os alunos, simulando essa situação, tinham cerca de 2 minutos para pegar o máximo de sementes ou miçangas possíveis.
Os estudantes vivenciaram de perto o que ocorre na natureza: competição por alimento e adaptação. Certos tipos de pinças conseguiam pegar apenas um ou dois tipos de alimentos, além disso havia também a competição, pois outro colega tinha uma pinça igual, o que deixava o alimento escasso.
“A atividade foi muito divertida. Alguns alunos até relataram que o colega que estava com a mesma pinça, ou seja, um competidor, o havia dado um “empurrãozinho” para conseguir uma posição melhor para coletar as sementes. Pudemos analisar que há regiões no mundo em que o alimento e a água são escassos e que essa competição existe até entre seres humanos. Daí a importância do conhecimento humano em propiciar que haja equilíbrio no uso dos recursos naturais do planeta, para que a comida seja abundante para todos”, manifestou a professora.