6º Ano inicia projeto de Iniciação Científica

Unidade: Cidade Nova | 19 Mar 2016

Os alunos do 6º Ano visitaram um trecho da av. José Cândido da Silveira para realizar a contagem do número de líquens presentes em três árvores escolhidas aleatoriamente e também realizar a contagem de veículos por um período de três minutos. A atividade marca o início do projeto de Iniciação Científica, no qual os alunos investigam se a poluição emitida pelos veículos movidos à combustíveis fósseis é capaz de influenciar no desenvolvimento do ciclo vital dos líquens.

Os alunos estão na primeira fase do projeto, que se resume na coleta de dados. Posteriormente, eles coletarão novos dados em outra região da cidade que é de preservação ambiental para comparação dos dados.

De acordo com a professora Beatriz Soares, os líquens são seres comuns nos troncos e galhos de árvores, e estão presentes em toda a cidade. Inofensivos para as árvores e para os seres humanos, são bioindicadores da qualidade do ar.

“O trabalho procura estimular a pesquisa, buscando na fonte do problema a identificação de suas causas. Dessa forma poderemos trabalhar com propostas que podem mudar a realidade estudada”, afirmou a docente.