Alunos do 4º Ano são estimulados a ‘venderem’ histórias

Unidade: Uberlândia | 19 Mar 2016

A professora da Turma da Paciência (4º Ano) Daniela Nunes chegou no horário de Literatura com uma sacola decorada. Andou um pouco pela sala, sem nada dizer, criando expectativa nos alunos do porquê estava agindo daquela forma e o que carregava. Ela tirou um livro de dentro da sacola e começou a descrevê-lo. Disse que o seu formato era diferente, com muitas cores e desenhos, folhas com uma textura que não tinha igual. Começou a contar a história do livro quando, de repente, parou e disse: “Interessaram-se por este livro? Ele está à “venda” na biblioteca, é só procurar. Agora vocês serão os ‘vendedores’ de livros. Sejam criativos e façam com que seus amigos queiram ler o livro que estão vendendo”.

Então os alunos que estavam com livros emprestados da Biblioteca tentaram “vender” o seu livro, descrevendo a história e as características de forma criativa para convencer os colegas. O objetivo da atividade foi de estimular o gosto pela leitura e o superar à inibição.

“Os alunos se divertiram enquanto escutavam a história da professora. Experimentamos alegria ao ver que promovemos em alguns alunos, um pouco tímidos, a vontade de participar levantando da carteira e indo até a frente da sala para “vender” o livro que leu”, manifestaram as professoras Daniela Nunes e Paloma Brito.