Durante o horário escolar, os alunos do 8° Ano e a professora Isadora Stepanski tiveram a oportunidade de visitar a Faculdade de Artes Dulcina de Moraes. Eles conheceram a história da faculdade, da própria Dulcina e daqueles que lutam até hoje para que a instituição permaneça em funcionamento. A faculdade atualmente enfrenta um momento financeiro delicado e muitas pessoas estão fazendo a sua parte para que ela permaneça de pé.
Dulcina era atriz, diretora, produtora e professora de artes cênicas; ela lutou, por meio da criação desta instituição, pela formação e a profissionalização do artista brasileiro. Ela se mudou do Rio de Janeiro para Brasília, transferindo a sede da Fundação Brasileira de Teatro para a cidade. Construiu, com projeto de Oscar Niemeyer, o novo Teatro Dulcina e uma das primeiras faculdades de artes efetivamente autorizadas e reconhecidas no país.
Os alunos conheceram, ainda, os elementos do espaço cênico: parte cenográfica, de iluminação, a cabine de sonoplastia, entre outros.
Veja os depoimentos de dois alunos:
“A visita foi muito emocionante. O palco era enorme! Saber que aquele lugar já teve uma grande história e que, hoje, não se encontra mais no auge, é triste. O governo e a sociedade não estão dando importância para algo tão maravilhoso.” Joana Amaral
“Eu achei interessante ver que o teatro era todo original, da época da Dulcina, tudo bem conservado. E vi que as pessoas são generosas e querem ajudar a Faculdade.” Bruno Cruxên