Turma do Horário Estendido aprende dançando a diferença entre lado direito e lado esquerdo

Unidade: Brasília | 19 Mar 2016

Para saber diferenciar entre esquerda e direita utilizando o corpo para se direcionar no espaço, a professora da Turma 3  (1º e 2º Ano) do Horário Estendido promoveu uma atividade pra lá de dançante.

A atividade foi dividida em dois momentos, sendo o primeiro para que as crianças utilizassem o seu próprio corpo para se direcionar conforme os comandos da música (mão direita e esquerda na frente e atrás, ombro direito e esquerdo para frente e atrás, pé direito e esquerdo na frente e atrás...). No segundo momento da atividade os alunos desfrutaram do contato com tinta utilizando os pés para pisar no papel com o pé direito e esquerdo de acordo com os comandos da professora com a música de fundo “pé com pé - palavra cantada”.

A docente explicou que as percepções dos movimentos bilaterais envolvem o uso de ambos os lados de modo simultâneo e paralelo dando importância para a formação de conceitos complexos como de espaço.

Música: Pé com pé – Palavra Cantada

Acordei com o pé esquerdo
Calcei meu pé de pato
Chutei o pé na cama
Botei o pé na estrada
Dei um pé de vento
Cai num pé-d'água
Enfiei o pé na lama
Perdi o pé de apoio
Agarrei num pé de planta
Despenquei com pé descalço
Tomei pé da situação
Tava tudo em pé de guerra
Tudo em pé de guerra

Pé com pé, pé com pé, pé com pé
Pé contra pé

Não me leve ao pé da letra
Essa história não tem pé nem cabeça