Página: 79 de 916
Aprendendo a observar o mundo interno
Vocês já leram o livro “No espelho”, de Maria Cláudia Pereira de Souza? Um dia, ao se olhar no espelho, a personagem descobriu outro mundo, porém, não entraria nele por meio de sua imaginação. Que mundo será esse? A turminha do 2° Ano B, ao ler o livro, não teve dúvidas: o mundo interno que existe dentro de cada um de nós. As crianças descobriram que, para enxergar esse mundo, era necessário utilizar os olhos da observação. Por meio da observação, é possível enxergar (...)
Leia maisAula prática sobre os movimentos da Terra envolvem estudantes do 8º Ano
Sob a orientação da professora Milena Almeida, os alunos do 8º Ano observaram e manusearam uma simulação da rotação da Terra ao redor de seu próprio eixo, podendo visualizar como a sucessão de dia e noite é resultado desse movimento constante. Em seguida, a professora explicou sobre o movimento de translação, além das características dos solstícios e equinócios. Nesse momento, os alunos observaram o movimento orbital da Terra ao redor do Sol e compreenderam como a (...)
Leia mais2° Ano B aprende valores essenciais à convivência harmoniosa
A professora do 2° Ano B tem realizado, com seus alunos, atividades diferentes durante as aulas de Matemática. Algumas delas são Bingo, Nunca 10 e Andando na trilha dos sólidos geométricos. Essas estratégias favorecem o aprendizado das operações, além do exercício de diversos valores como lealdade e honestidade, ao seguir as regras do jogo e calcular a pontuação conquistada. Cultivando a simpatia e o respeito, vivemos uma feliz experiência. A alegria do brincar e aprender se (...)
Leia mais1º Ano A desenvolve projeto “Pintores do Mundo”
No Projeto “Pintores do Mundo”, desenvolvido pelo 1º Ano A, as crianças descobriram que Vincent Van Gogh retratava, com frequência, a natureza em suas obras, dentre elas, lindos girassóis. Com essa observação, quiseram saber mais sobre essa flor e descobriram que o caule dela é flexível, permitindo seu giro em busca da luz solar. O que podemos aprender, para nossa vida, observando o girassol? As professoras conversaram com os alunos sobre momentos em que a atuação é (...)
Leia maisTurmas do 6º e 7º Ano criam Scrapbook Literário
A leitura permite emocionar, divertir, refletir, expor a realidade e recriá-la pela visão de um autor, através de seus sentimentos e técnicas narrativas. Com isso em mente, a professora Luciana Vargas propôs aos alunos dos 6º e 7º anos, em Literatura, que recriassem as histórias dos livros lidos (“Robinson Crusoé” e “A Volta ao Mundo em 80 Dias”) por meio de um gênero textual específico: o scrapbook. Scrapbook, em uma tradução livre, significa “livro ou caderno de (...)
Leia maisInfantil 4 realiza seu primeiro Momento de Vinculação com gosto e alegria
No mês de março, o Infantil 4 viveu um momento especial: o Momento de Vinculação, que contou com a presença de nossa querida diretora, Sueli Martins, e de todas as turmas da Educação Infantil. Orientados pelas docentes Nara Drumond e Jade Oliveira, os alunos apresentaram aos colegas a importância de “fazer tudo com verdadeiro gosto e alegria.” Durante a apresentação, as crianças entraram cantando e dançando uma 'Hello Song', relataram aos colegas o que realizam com alegria e (...)
Leia maisMagia química no Laboratório do 6º Ano
No laboratório de ciências, os alunos do 6º Ano estão se aventurando nos primeiros conceitos de transformações químicas e estão extremamente entusiasmados com o que estão aprendendo. Eles tiveram a chance de realizar experimentos que ocorrem no cotidiano, além de outros mais incomuns, como os apresentados nas imagens da aula. Os estudantes observaram que algumas transformações químicas acontecem lentamente, enquanto outras são mais rápidas. Eles notaram mudanças de cor, odor (...)
Leia maisEstudos sobre as diferentes fontes de energia e sua relação com a água são realizados pelo 5º Ano
A professora Júlia Cristina, em colaboração com os alunos do 5º Ano, realizou estudos sobre as diferentes fontes de energia e sua relação com a água. As crianças se aprofundaram no funcionamento das hidrelétricas e como a água dos rios é utilizada nesse processo. Em uma etapa seguinte, a professora conduziu um experimento fascinante no laboratório de Ciências do colégio, permitindo que os alunos explorassem a diferença de propriedades entre a água doce e salgada. O foco foi (...)
Leia mais4º Ano mergulha no mundo dos sólidos geométricos
Os alunos do 4º Ano estão explorando o fascinante mundo dos sólidos geométricos e suas planificações. As professoras Zilma Fernandes, Lara Vida e Cibele Queiroz conduziram uma aula de Matemática animada sobre o tema, trazendo ainda a inclusão do vocabulário em inglês. A aprendizagem se tornou uma aventura divertida, enquanto pronunciavam os termos em outra língua. No pátio da escola, foi montado um Half Circle, onde os estudantes tiveram a oportunidade de planificar caixas e (...)
Leia mais3º Ano estuda as diferenças entre espaços públicos e privados
Os alunos do 3º Ano estão estudando as diferenças entre espaços públicos e privados nas aulas de História. O objetivo desse estudo é permitir que os alunos identifiquem e compreendam as variações no uso desses espaços, suas transformações e funções, além de refletir sobre direitos e deveres no contexto da cidadania. Nas discussões sobre ambiente privado, enfocando as moradias, as professoras Renata Matheus e Elisiane Souto apresentaram o conceito de Casa Mental, comparando a (...)
Leia mais