Notícias

Página: 80 de 916


2º Ano descobre novas perspectivas em Mídia e Conhecimento

Unidade: Cidade Nova

A aula de Mídia e Conhecimento, conduzida pela professora Pâmela Sérgia, foi marcada por desafios interessantes. Os alunos do 2º Ano foram organizados em duplas, e a cada um foi entregue um jogo para superar. Um aspecto singular da atividade era a proibição do uso da palavra “difícil”; em vez disso, deveriam usar “complexo”. Durante a atividade, a professora enfatizou conceitos como paciência, desafio, tentativa e conquista, tornando a experiência altamente estimulante para (...)

Leia mais

5º Ano B aprende observando e conversando sobre imagens da Natureza

Unidade: Funcionários

No Projeto “Eu sou parte da Natureza”, em uma conversação, as crianças do 5º Ano B observaram imagens da natureza, primeiramente sem cor, e depois coloridas. Elas chegaram à conclusão de que a cor deixa tudo mais alegre, o coração mais leve e feliz. Uma criança manifestou que cada cor combina com algo da natureza e disse, ainda, sobre o esforço que tem feito para observar sua beleza quando acorda e ao sair de casa. Ao final da conversa, a turma concluiu que os seres humanos são (...)

Leia mais

Uma porta fechada estimula estudo dos alunos do Infantil 2A

Unidade: Chapecó

No primeiro semestre de 2024, o projeto de estudo da turma do Infantil 2A é: Escola: Um mundo a desvendar e amigos cultivar!, no qual as docentes apresentam os  ambientes da escola para as crianças. Geralmente o tema inicia com ambientes que as crianças gostam muito, como o parque, o espaço dos animais, a biblioteca, e, na sequência, aqueles que a turma utiliza eventualmente, como o Laboratório de Ciências, Laboratório de Informática, Cozinha Experimental... Aos poucos as crianças (...)

Leia mais

Infantil 5 A estuda sobre as formigas

Unidade: Funcionários

Com o propósito de serem observadores da natureza, o Infantil 5 A iniciou um estudo sobre as formigas, após observar os insetos presentes nos jardins da nossa Escola. As crianças encontraram algumas formigas e se interessaram pela forma que caminhavam,  uma atrás da outra, em fila. Em sala, as professoras introduziram a conversa sobre as formigas e logo surgiu um “formigueiro” de perguntas sobre elas, dando origem ao ‘Projeto Trabalhando como formiguinhas’. Aguardem mais (...)

Leia mais

Infantil 5 A aprende com o joão-de-barro

Unidade: Funcionários

Os alunos estão aprendendo muito com os exemplos que a natureza nos dá.  Buscando conhecer o joão-de-barro, crianças do Infantil 5A descobriram que ele trabalha junto com os demais para construir sua casinha e que é preciso, de nossa parte, muita vontade, esforço e paciência para realizar essa tarefa. A turma está construindo uma casinha como a do joão-de-barro.  Gastarão 30 dias nessa construção, o mesmo tempo que a ave demora para fazer sua (...)

Leia mais

Brincadeiras Indígenas nas aulas de Educação Física

Unidade: Funcionários

Um conteúdo previsto na BNCC, Brincadeiras Indígenas, foi trabalhado, de forma diferente, pelos professores de Educação Física do Ensino Fundamental Anos Iniciais, Felipe Cerqueira e Gabrielle Dias. Eles apresentaram para os alunos sobre a prática esportiva entre os povos indígenas e contaram sobre uma competição que aconteceu na cidade de Palmas, Tocantins, os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas. Os alunos ficaram bastante interessados em saber como eram disputadas algumas (...)

Leia mais

9º Ano realiza Sarau de Poesias

Unidade: Funcionários

As turmas do 9º Ano do Ensino Fundamental participaram de um Sarau de Poesias. A atividade, desenvolvida durante a aula de língua portuguesa, teve como objetivo ampliar o repertório literário dos alunos, desenvolver o interesse pelos autores, além de incentivar a leitura e a escrita de poesias. Como continuidade da atividade, os alunos serão convidados a postarem as poesias em um mural (...)

Leia mais

Alunos do Infantil 3 A recebem a ficha do nome próprio

Unidade: Funcionários

Na turma do Infantil 3 A, as professoras realizaram um rico trabalho de reconhecimento do próprio nome. As crianças são estimuladas a reconhecer seus pertences por meio de seu nome nas etiquetas e assim passam a familiarizar-se com ele. As professoras levaram para o Jardim Pedagógico uma caixa surpresa, vermelha, em formato de coração. O que será? As crianças tentaram adivinhar: carrinho, bola, boneca, chocolate, pista? Após várias tentativas, a caixa foi aberta e encontraram a (...)

Leia mais

No laboratório de Química, vários experimentos e muitas descobertas!

Unidade: Funcionários

Os alunos do 2º Ano do Ensino Médio produziram fogo sem fósforo ou uso de isqueiro! Para isso, eles usaram ácido sulfúrico concentrado, permanganato de potássio, álcool, algodão, uma tampa de garrafa pet enrolada no papel alumínio e um bastão de vidro. Mergulharam o bastão de vidro no ácido sulfúrico e passaram no permanganato obtendo a “varinha mágica”. Depois umedeceram o algodão com álcool e colocaram dentro da tampinha de garrafa PET embrulhada no alumínio. Ao toque da (...)

Leia mais

Os pequenos se adaptam à escola aos poucos

Unidade: Brasília

O autor da Logosofia ensina que: “[...] o ser pode adaptar-se à vontade e conscientemente a todas as situações ou às mudanças que a vida lhe apresente, como também, e especialmente, às que sua própria evolução impõe.” A adaptação é uma lei que está expressa nos processos da Natureza. Assim também é como o ser humano passa por sucessivas mudanças desde o início de suas vidas. Para as crianças pequenas, a chegada à vida escolar representa um desafio - não só para (...)

Leia mais