Uma porta fechada estimula estudo dos alunos do Infantil 2A

Unidade: Chapecó | 10 Apr 2024

No primeiro semestre de 2024, o projeto de estudo da turma do Infantil 2A é: Escola: Um mundo a desvendar e amigos cultivar!, no qual as docentes apresentam os  ambientes da escola para as crianças.

Geralmente o tema inicia com ambientes que as crianças gostam muito, como o parque, o espaço dos animais, a biblioteca, e, na sequência, aqueles que a turma utiliza eventualmente, como o Laboratório de Ciências, Laboratório de Informática, Cozinha Experimental... Aos poucos as crianças compreendem a divisão por prédios, são apresentadas as salas de aulas da Educação Infantil, do Ensino Fundamental 1 e Fundamental 2, e assim vão conhecendo e se familiarizando, sentindo-se cada vez mais  parte da escola.

Em uma tarde, ao passar em um local que a turma costuma passar com frequência, o aluno Valentim F. G da Silva questionou: “O que tem atrás dessa porta fechada?”

O primeiro movimento das docentes seria responder, porém, vendo os alunos pararem e observarem a porta fechada, as professoras observaram um campo para a reflexão. Usaram a técnica da repergunta: “O que será que tem? Está chaveada, não conseguimos abrir. Quem tem a chave?” As professoras leram a identificação da porta para os alunos: “Almoxarifado”. Mas, o que é um “almoxarifado”? O que tem lá dentro? Quem é responsável pelo “almoxarifado” da nossa escola?...  Estas e outras perguntas foram feitas aos alunos.

Foi uma semana de descobertas!

A turma aprendeu que a Andrea, recepcionista da escola, é a responsável pelo Almoxarifado. Lá são guardados os materiais que as turmas usam. E para aprender mais, agendaram um horário com ela:  “A experiência foi muito feliz”, relatou a Professora Débora, regente da turma: “Nunca havíamos realizado essa atividade com nenhuma turma, não nesse contexto de descobrir o que havia atrás daquela porta. Me encantei com o brilho no olhar das crianças ao entrarem no espaço, cheio de possibilidades de descobertas, cheia de materiais coloridos e diversos, tudo muito bem organizado!”

“Observamos nossos objetivos sendo contemplados, pois as crianças estavam atentas aos ambientes da escola, demonstrando vontade de descobrir, gosto em aprender, sentindo-se seguras para questionar, querendo conhecer realmente tudo!”, avaliou a docente.