Os pequenos se adaptam à escola aos poucos

Unidade: Brasília | 5 Apr 2024

O autor da Logosofia ensina que:
“[...] o ser pode adaptar-se à vontade e conscientemente a todas as situações ou às mudanças que a vida lhe apresente, como também, e especialmente, às que sua própria evolução impõe.”
A adaptação é uma lei que está expressa nos processos da Natureza. Assim também é como o ser humano passa por sucessivas mudanças desde o início de suas vidas.
Para as crianças pequenas, a chegada à vida escolar representa um desafio - não só para elas, como para os pais. É natural que vivenciem certa apreensão diante do desconhecido e, por esse motivo, no Colégio Logosófico, o período de adaptação é conduzido através de uma abordagem lúdica, diversificada e, sobretudo, muito afetuosa!
Os professores buscam estender o ambiente logosófico a cada criança que chega, favorecendo que se sintam acolhidas, seguras, serenas e felizes durante essa fase de transição.
Durante esses primeiros dias de adaptação, sob o olhar atento de nossa equipe docente, as crianças tiveram a oportunidade de explorar os diferentes espaços da escola. Elas participaram de brincadeiras no parquinho e no parque de areia, andaram de velotrol na ciclovia, se divertiram com bolas e bolinhas de sabão, escutaram histórias, fizeram pinturas, brincaram com animaizinhos de brinquedo, entre muitas outras atividades que enriqueceram suas tardes.
O Colégio reconhece a importância do período de adaptação para as crianças, pois nesse tempo elas desenvolvem um dos aspectos mais importantes para tudo o que virá em seguida: os vínculos sensíveis com colegas e professores. Há um grande empenho dos docentes para que, atentos às necessidades e desafios de cada faixa etária, o ambiente escolar seja um lugar ao qual as crianças sempre desejem retornar.
Após um período de muito choro e adaptações quanto ao tempo de permanência no ambiente escolar, principalmente para as turmas de Infantil 1 e Infantil 2, o Colégio começou a colher os primeiros resultados e ver as crianças bastante tranquilas e serenas no ambiente. Já construíram vínculos de amizade e demonstram, por meio de suas atitudes, o quanto se sentem felizes na escola.
Além das diversas atividades vivenciadas durante a adaptação, as tardes são ainda mais divertidas, pois já estão vivenciando momentos na piscina, na Cozinha Experimental, momentos cívicos, entre outros.
A adaptação aconteceu de forma tranquila. Tudo foi planejado e permeado de muito afeto e paciência. Ver os pequenos felizes e adaptados no ambiente escolar é contagiante!