3º Ano estuda as diferenças entre espaços  públicos e privados

Unidade: Cidade Nova | 11 Apr 2024

Os alunos do 3º Ano estão estudando as diferenças entre espaços públicos e privados nas aulas de História. O objetivo desse estudo é permitir que os alunos identifiquem e compreendam as variações no uso desses espaços, suas transformações e funções, além de refletir sobre direitos e deveres no contexto da cidadania.

Nas discussões sobre ambiente privado, enfocando as moradias, as professoras Renata Matheus e Elisiane Souto apresentaram o conceito de Casa Mental, comparando a mente a uma casa que hospeda pensamentos. Elas levantaram questões como: “Deixamos entrar em nossa casa, que é um ambiente privado, qualquer pessoa?”; “E em nossa casa mental, permitimos a entrada de qualquer pensamento?”; “Como impedir a entrada de pensamentos não convidados em nossa casa mental?”.

Essa abordagem gerou participação ativa dos alunos, que compartilharam reflexões valiosas, mostrando seu empenho em identificar e controlar os “pensamentos invasores”, facilitando assim a acolhida apenas de pensamentos positivos.