Página: 736 de 920
Temporada de reuniões de pais dos adolescentes supera expectativas
Mais uma temporada de reuniões pedagógicas de pais se encerra de forma feliz e com boas repercussões para pais e para a escola. Ao longo de três semanas do mês de março, todas as turmas do Fundamental II e Ensino Médio, tiveram as reuniões coordenadas pelas equipes técnicas e professores de cada série. A excelente presença dos pais confirma, mais uma vez, a necessidade desses encontros. Para os docentes do Colégio Logosófico é uma grande oportunidade poder informar aos pais o que (...)
Leia maisEducação Física no Infantil é mais do que jogar bola
Os professores de Educação Física Infantil Fillipi Heringer e Ludmila Souza estão realizando com os alunos do Infantil 5 o projeto “Objetos Voadores”, que utiliza brinquedos que voam para aumentar o repertório de movimentos das crianças. Em cada aula eles têm a oportunidade de experimentar um brinquedo diferente. Um dia a aula foi com a pipa. Os alunos ficaram surpresos, pois eles nunca imaginaram que poderiam empinar pipa na escola. Nessa atividade eles tiveram que correr o máximo (...)
Leia maisProjeto "Honestidade" é expandido no ambiente do Colégio
O projeto Honestidade foi desenvolvido em 2016 com os alunos do Fundamental II e Ensino Médio, com o objetivo de criar um amplo campo de experimentação para a prática do bem. Considerando que a Pedagogia Logosófica destaca que a maioria das deficiências caracterológicas tem origem na infância, fica claro que as crianças e os jovens necessitam de orientações precisas sobre os conceitos e valores de essência moral. Por meio de trabalhos sobre o conceito de Honestidade, criou-se um (...)
Leia maisOrdem na vida é tema de conversa no Infantil 5A
Para estimular nas crianças no cultivo da ordem e da disciplina, o Infantil 5A recebeu a visita da professora Rita Xavier, do 5º ano B, que há muitos anos desenvolve o projeto Comissões. Ela conversou com os alunos sobre a “Ordem na vida”, tema do mês de março do projeto anual, que consta na agenda do Colégio Logosófico. A conversa girou em torno dos benefícios de sermos organizados nos vários ambientes em que frequentamos, destacando a casa e a escola. Conversaram também sobre (...)
Leia maisAlunos do 4º Ano B ensinam alunos do 1º Ano B
Para cumprir com um dos objetivos do projeto anual Melhores atitudes, Melhor humanidade, um grupo de crianças do 4ºB, acompanhado pela professora Tania Ferreira, foi à sala do 1ºB, para ensinar aos colegas a elaborar pesquisas. Foi um momento muito especial, no qual as crianças puderam apresentar para os colegas o que viveram no ano passado, quando realizaram o Projeto Guimarães Rosa. Com entusiasmo e alegria os alunos do 4º Ano deram importantes dicas aos colegas. Depoimentos das (...)
Leia maisUso de mapas temáticos do Brasil é motivo de importante aula no 3º Ano do EM
Para estimular os alunos a estudar Cartografia, e com o objetivo de aprimorar a capacidade de interpretação e análise de mapas, os alunos do 3º Ano do Ensino Médio manipularam diversos mapas temáticos do Brasil e de outros países. Observaram as diferentes legendas, visualizaram formatos variados da Rosa dos Ventos e perceberam a importância da escala nos mapas. Reconheceram na linguagem cartográfica e nos produtos do Sensoriamento Remoto formas indispensáveis para visualizar (...)
Leia mais"Atividade Diversificada”: uma dinâmica que entusiasma os alunos do 5º Ano B
Numa “Atividade Diversificada” a turma é dividida em grupos, que realizam tarefas diferentes a cada dia da semana. Como primeira realização do ano, a turma do 5º Ano B treinou Geografia, História, Produção Textual e Matemática. Antes, as professoras fizeram alguns combinados com as crianças, entre eles o de tirar dúvidas no próprio grupo, falando bem baixinho, para não prejudicar os demais. Segundo as professoras Rita Xavier e Cecília Faria, “por ser uma forma de favorecer (...)
Leia maisTurmas do 8°e 9° Ano realizam experimento sobre DNA no Laboratório de Ciências
Sob a orientação da professora Keila Cruvinel, os alunos do 8°e 9° Ano realizaram um experimento muito interessante no Laboratório de Ciências: eles extraíram o DNA de uma banana. A atividade permitiu que a turma entendesse, na prática, como é a formação do DNA. Foram utilizados apenas uma banana, filtro de café, detergente, sal grosso, garfo, colher, um prato, álcool e água. A banana foi amassada com o garfo até formar uma papa. Depois a turma adicionou detergente, amassou (...)
Leia maisAlunos do 1º Ano aprendem a criar defesas mentais
Os alunos do 1º Ano estão aprendendo que a chave para ser melhor está dentro de cada um e que a mente se parece com uma casa, que deve ser defendida de todos os maus pensamentos que queiram habitar nela. Para tanto, as professoras Rafaella Passos e Daniely Silva promoveram várias atividades relacionadas ao tema, tais como: a construção das Chaves do Bem, que as crianças gostariam de cultivar e construírem a casinha mental - escrevendo quais os pensamentos deveriam entrar pela (...)
Leia maisTurma 1 do Turno Estendido inicia atividades do projeto “A chave para ser melhor está dentro de mim”
Após a aula de Movimento e Consciência Corporal, onde as crianças da Turma 1 do Turno Estendido realizaram várias atividades utilizando chaves, a professora Roseli Luro aproveitou a oportunidade e deu início ao tema bimestral A chave para ser melhor está dentro de mim. A docente explicou o porquê das chaves e que elas tinham a ver com o tema do trabalho. Com isso, ela iniciou um intercâmbio muito instrutivo, onde foi falado sobre as particularidades de cada chave. Na sequência, foi (...)
Leia mais