Alunos do 1º Ano aprendem a criar defesas mentais

Unidade: Brasília | 3 Apr 2017

Os alunos do 1º Ano estão aprendendo que a chave para ser melhor está dentro de cada um e que a mente se parece com uma casa, que deve ser defendida de todos os maus pensamentos que queiram habitar nela.

Para tanto, as professoras Rafaella Passos e Daniely Silva promoveram várias atividades relacionadas ao tema, tais como: a construção das Chaves do Bem, que as crianças gostariam de cultivar e construírem a casinha mental - escrevendo quais os pensamentos deveriam entrar pela portinha.

Alguns exemplos dessas Chaves do Bem seriam a: alegria, a generosidade,  o saber pensar, a colaboração e o esforço para conviver bem com o colega.

A turma também apresentou na sua primeira Hora Cívica uma música com alguns conceitos importantes sobre o cuidado da mente. Veja:

“A minha mente é uma casinha que guarda um segredo especial

Só tem fechadura por dentro da portinha

Podemos cultivar a chave original

A minha mente é uma casinha que guarda um segredo especial

Só tem fechadura por dentro da portinha

Podemos cultivar a chave original

Nada pode entrar na minha mente sem a minha permissão

TOC TOC – “ Quem bate?!”

É o mal?! Não me leve a mal. Xô sai para lá!

TOC TOC TOC “ Quem bate?!” É o BEM?! VEM a casa é sua pode entrar!”

De acordo com as professoras, a realização deste trabalho teve como principal objetivo formar seres mais conscientes, que saibam criar defesas mentais, protegendo a mente de pensamentos negativos que tentam desviar dos propósitos de ser melhor e fazer o bem.