Página: 734 de 920
Turma 1 do Turno Estendido aprende de forma lúdica sobre os sons dos instrumentos
Durante as atividades na Turma 1 do Turno Estendido, o professor de música Willian Fernandes, da WP Academia de Música, estimulou os alunos a discriminarem diferentes sons e parâmetros, além dos sons da natureza. O docente realizou atividades lúdicas e brincadeiras com diversos instrumentos musicais, com o objetivo das crianças desenvolverem a compreensão dos elementos musicais, como forma de linguagem, além da acuidade auditiva – capacidade relativa do ouvido para decompor (...)
Leia maisLivro inspira Infantil 2 a usar bem as mãozinhas
Na roda de conversa, as professoras Rosemary Gurgel e Letícia Fajardo contaram para os alunos do Infantil 2 a história do livro As mãos da Rosinha. Rosinha era uma menina que usava as mãos para ninar a boneca, cavar a terra e brincar de massinha. Ao longo da história, as crianças foram assimilando que as mãos da mamãe fazem carinho, escovam e penteiam o filho, dão banho... sem contar que tem também as mãos do papai e de todos os familiares e amigos que usam as mãos para fazer o (...)
Leia maisTurma do Infantil 3 realiza atividades com jogos pedagógicos
As professoras do Infantil 3, Naiane Monique e Adriana Marinho, trabalharam com a turma o conceito de cores e quantidades utilizando uma nova ferramenta: os jogos pedagógicos. As docentes iniciaram a atividade explicando os conhecimentos necessários para montar corretamente cada material: nomeação das cores e identificação, quantificação e nomeação dos numerais de 0 a 5. Depois elas distribuíram um jogo para cada mesa e incentivaram os alunos a montá-los em equipe. “As (...)
Leia mais8º Ano visita a Rádio Atlântida e o Grupo RBS em Chapecó
Com o objetivo de criar uma rádio-escola, estimulando o protagonismo e a criatividade na vida dos adolescentes, a professora de Música, Renata Z. Dutra, iniciou com a turma do 8º Ano o projeto Rádio na Real. Após ouvirem e analisarem alguns programas de emissoras de rádios de Chapecó, os alunos partiram para o registro escrito de um primeiro programa da rádio. Com o texto em mãos fizeram a gravação do programa piloto e perceberam que era preciso pesquisar e conhecer mais a (...)
Leia maisInfantil 5 inicia trabalho com o primeiro caderno escolar
Você recorda do seu primeiro caderno escolar? A turma do Infantil 5, das professoras Aline Martinazzo Barella, Adriana dos Santos e da estagiária Raquel Cartenedo, aguardavam com expectativa o momento de receber seus primeiros cadernos escolares, acompanhados dos estojos. Todas as tardes havia uma criança que pedia: “Professora, é hoje que vamos usar o estojo e o caderno?” Finalmente esse dia chegou, e foi uma alegria! As crianças expressavam seu contentamento ao receber o (...)
Leia maisInfantil 3A e 3B realizam a “Tarde das Tintas”
Aprender é muito bom! Ainda mais quando se aprende brincando! As turmas do infantil 3A, das professoras Márcia Lima e Caroline de Paula Ferraz, e do Infantil 3B, das professoras Eliane Pires, Diana Moretto e Gleica Vezaro, realizaram uma atividade envolvendo pintura com as mãos, usando as cores primárias. As crianças foram orientadas com antecedência pelas professoras e, na tarde escolhida, todos vieram para a escola com roupas apropriadas para pintar e sujar. “Foi uma tarde de (...)
Leia maisUnidade Florianópolis oferece opções de Oficinas Extracurriculares
As crianças do Colégio Logosófico - Unidade Florianópolis têm, neste ano, cinco opções de Oficinas Extracurriculares. Em 2016, quando estas atividades começaram na escola, foram oferecidos Futsal, Flauta e Percussão. As novidades são Ginástica Rítmica e Inglês. “Sabemos que as atividades extracurriculares cumprem um papel singular na vida das crianças, auxiliando-as a adquirir aptidões, valores e conhecimentos importantes. Por esse motivo, no ano passado, fizemos uma (...)
Leia maisConstrução de caverna gera estímulos para Infantil 5 conhecer a escrita
Com a proposta de entender como ocorreu a evolução da escrita, o Infantil 5 desenvolveu o projeto das Cavernas. A partir de conversas com as docentes e de pesquisas feitas em casa, a turma fez um esboço para construir uma caverna no Salão Multiuso do Colégio. A montagem gerou muitos estímulos para a aprendizagem. Ali, as crianças fizeram rodas de conversa e reflexões sobre os primeiros registros que os homens deixaram nas rochas: as pinturas e inscrições rupestres. O homem, na (...)
Leia maisAlunos do 6º ao 9º Ano realizam atividade de modelagem e refletem sobre as atitudes
Nas aulas de Artes da professora Michela Anne, os alunos do 6º ao 9º Ano, através do recurso da modelagem, tiveram a oportunidade de desenvolver a coordenação motora fina, a criatividade, a concentração e a observação. Além disso, puderam também refletir sobre quais atitudes e sentimentos o mundo está precisando. As palavras modeladas farão parte de um painel coletivo que será apresentado no Encontro das Famílias. A professora afirmou que atividades como essa estimulam os (...)
Leia maisTurma do 4º Ano manifesta carinho pela colega que precisou se ausentar da escola
A aluna Luana Jabour, do 4º Ano, teve a iniciativa de propor aos seus colegas a escrita de pequenos recados a uma colega que se machucou no recreio e que precisou se ausentar por alguns dias. Os sentimentos de amizade e solidariedade manifestaram-se na pureza e na simplicidade das palavras das crianças. Luana entregou pessoalmente as mensagens carinhosas à amiga Bianca, que, como se vê nas imagens, ficou muito (...)
Leia mais