Projeto "Honestidade" é expandido no ambiente do Colégio

Unidade: Funcionários | 5 Apr 2017

O projeto Honestidade foi desenvolvido em 2016 com os alunos do Fundamental II e Ensino Médio, com o objetivo de criar um amplo campo de experimentação para a prática do bem. Considerando que a Pedagogia Logosófica destaca que a maioria das deficiências caracterológicas tem origem na infância, fica claro que as crianças e os jovens necessitam de orientações precisas sobre os conceitos e valores de essência moral. Por meio de trabalhos sobre o conceito de Honestidade, criou-se um importante campo experimental com  o autosserviço de sorvete.

Ao final de 2016, analisando o vivido, os docentes concluíram que a experiência foi muito positiva. Optou-se então por dar continuidade ao projeto em 2017, convidando os alunos para vivê-la de forma superada. Depois de uma pesquisa com os alunos, com o objetivo de colher sugestões para a continuidade, a experiência teve seu reinício.

Um importante elemento logosófico assinala que a difusão do que se aprende contribui para a assimilação e fixação dos conhecimentos. Dessa forma, dois alunos de cada turma, que participaram ativamente do projeto, foram convidados para coordenar uma atividade no Seminário Administrativo dos funcionários da Escola. Nesta oportunidade, relataram a experiência vivida por eles em 2016 e transmitiram o conceito que assimilaram de honestidade, apresentando para os funcionários uma entrevista realizada com eles por uma emissora de TV. Em seguida convidaram os funcionários para viverem a mesma experiência. A receptividade foi muito boa! O conjunto aplaudiu os adolescentes com entusiasmo e responderam afirmativamente ao convite.

Um freezer foi colocado no refeitório dos funcionários, com uma urna para a colocação do dinheiro. Oportunamente, o resultado será apresentado para funcionários e alunos. Os adolescentes destacaram que o cultivo deste importante valor deve se estender a outros ambientes, pois estão aprendendo que devemos ser um só, em todos os lugares que frequentamos.

Foi uma excelente oportunidade para os alunos fazerem o bem, por meio da difusão do que aprenderam!