"Atividade Diversificada”: uma dinâmica que entusiasma os alunos do 5º Ano B

Unidade: Funcionários | 5 Apr 2017

Numa “Atividade Diversificada” a turma é dividida em grupos, que realizam tarefas diferentes a cada dia da semana. Como primeira realização do ano, a turma do 5º Ano B treinou Geografia, História, Produção Textual e Matemática. Antes, as professoras fizeram alguns combinados com as crianças, entre eles o de tirar dúvidas no próprio grupo, falando bem baixinho, para não prejudicar os demais.

Segundo as professoras Rita Xavier e Cecília Faria, “por ser uma forma de favorecer o trabalho em ​equipe, além de desenvolver habilidades de ensinar e aprender com a explicação dos colegas, essa atividade favorece a convivência e propicia a aplicação do conteúdo aprendido durante as aulas de forma mais dinâmica e interativa. Oferece também  um importante campo experimental para a prática da ordem, da concentração, da colaboração e da atenção. Após a atividade conversamos com os alunos sobre o que tinham vivido durante a semana e pedimos que escrevessem um depoimento sobre o que acharam da atividade.”

Alguns depoimentos:

“Eu acho que nesta atividade foi importante a serenidade para os grupos poderem trocar ideias e para render mais.” Fernando Damasceno Satuf

“Eu adorei a atividade diversificada;​ não queria que tivesse acabado (...) foi um estudo em grupo muito legal, foi bom para conhecer​mos​ um ao outro (...)” Gustavo Santos Carvalho

“Na atividade diversificada eu aprendi que o trabalho em equipe é importante, que um ajudar o outro é legal e importante também (...)” Giovanni Antônio Moreira Júnior

“A atividade diversificada foi um dos melhores momentos que vivi na escola. E o melhor foi fazer em grupos​, onde meu grupo conversava tirando duas dúvidas.” Helena Las Casas Furtado Silveira.