Uso de mapas temáticos do Brasil é motivo de importante aula no 3º Ano do EM

Unidade: Funcionários | 5 Apr 2017

Para estimular os alunos a estudar Cartografia, e com o objetivo de aprimorar a capacidade de interpretação e análise de mapas, os alunos do 3º Ano do Ensino Médio manipularam diversos mapas temáticos do Brasil e de outros países. Observaram as diferentes legendas, visualizaram formatos variados da Rosa dos Ventos e perceberam a importância da escala nos mapas. Reconheceram na linguagem cartográfica e nos produtos do Sensoriamento Remoto formas indispensáveis para visualizar fenômenos naturais e humanos segundo localizações geográficas.

A professora Suely Takahashi destaca que além de entender a importância da elaboração de mapas no fornecimento de dados para subsidiar políticas públicas e intervenções que visam minimizar os impactos gerados pela ação antrópica no meio ambiente, os alunos compreenderam também sua importância para o uso racional e sustentável do potencial ecológico do bem natural.