Turmas do 8°e 9° Ano realizam experimento sobre DNA no Laboratório de Ciências

Unidade: Brasília | 3 Apr 2017

Sob a orientação da professora Keila Cruvinel, os alunos do 8°e 9° Ano realizaram um experimento muito interessante no Laboratório de Ciências: eles extraíram o DNA de uma banana.

A atividade permitiu que a turma entendesse, na prática, como é a formação do DNA. Foram utilizados apenas uma banana, filtro de café, detergente, sal grosso, garfo, colher, um prato, álcool e água. A banana foi amassada com o garfo até formar uma papa. Depois a turma adicionou detergente, amassou mais um pouco, e colocou a mistura em um copo com água. Os alunos misturaram bem e colocaram o sal grosso. Após esta etapa, o conteúdo foi filtrado em um copo separado, e vagarosamente foi adicionado álcool pelas bordas do copo. O material que ficou entre a água e o álcool era o DNA. Assim, a turma utilizou um palito para retirá-lo.

Por meio deste experimento, os alunos aprenderam que o DNA determina as características de um ser e, a partir deste conhecimento, foi realizada uma analogia denominada “DNA da CONDUTA”

Os alunos registraram, em um quadro, as características que observam no corpo físico deles devido o DNA. Depois, registraram também os valores morais que querem ter sempre impressos na conduta, assim como um DNA. Eles relacionaram a paciência, o respeito, o cumprimento, a alegria, etc.

A aluna Giovanna Bueno, do 9° Ano, registrou que herdou de seus pais, pelo DNA, o formato da boca, a cor de seus cabelos e a sua sobrancelha. E que quer imprimir em seu DNA transcendente, ou seja, na sua conduta: o respeito, a paciência e a responsabilidade.

O aluno Leonardo Mota, 9° Ano, escreveu que herdou de seus pais suas pernas compridas e os olhos castanhos. Ele quer imprimir na sua conduta, como um DNA, o respeito aos demais, o amor e a humildade.