Notícias

Página: 404 de 842


Projeto Família apresenta linda surpresa no Infantil 4A

Unidade: Funcionários

Para introduzir o projeto família na turma, as professoras Alessandra Salles e Taís Veiga apresentaram para as crianças um vídeo com fotos de todas as famílias. Esse momento foi super especial! As docentes têm trabalhado com as crianças sobre a família como um tesouro e como uma instituição divina. O cultivo de sentimentos como o de gratidão, generosidade, alegria e amor são constantemente estimulados nesses (...)

Leia mais

Bolhas de sabão criam oportunidades de aprender na Educação Física do Infantil

Unidade: Funcionários

Os professores estão dando continuidade ao projeto Objetos Voadores, explorando dessa vez a bolha de sabão. Esta é uma atividade que as crianças gostam muito e pode ser trabalhada em diferentes idades, com objetivos específicos para cada faixa etária. A aula começa sempre com a apresentação do brinquedo. O sopro, para nós adultos, parece algo normal e automático, mas na infância esse movimento deve ser aprendido e treinado.  Para realizá-lo, a criança precisa projetar os (...)

Leia mais

Dia Internacional do Livro faz recordar ao Infantil 4A que o conhecimento amplia a vida

Unidade: Funcionários

Miss Assis planejou uma aula diferente para comemorar o Dia Internacional do Livro. Cada aluno levou de casa um livro de sua preferência. No Espaço do Conhecimento, todos tiveram a oportunidade de apresentar aos colegas e professoras seus livros preferidos. Muitas palavras e expressões in english surgiam durante as apresentações, mostrando-nos que a língua inglesa já faz parte do nosso dia a dia escolar. Todos fizeram um good job! Vale lembrar que o Colégio Logosófico iniciou nesse (...)

Leia mais

2º Ano do Ensino Médio decide se “dissolveu ou derreteu” no Laboratório de Química

Unidade: Funcionários

Os alunos aqueceram em banho maria, tubos de ensaio com uma pequena quantidade de tiossulfato de sódio, que é um sal hidratado de fórmula química Na2S2O35H2O. Em alguns instantes observou-se que o sal estava totalmente líquido. Eles reservaram o tubo de ensaio para aguardar seu resfriamento a temperatura ambiente. Enquanto aguardavam, houve a discussão sobre se o sal derreteu ou dissolveu. Observando a fórmula química desse sal e construindo uma resposta a partir das contribuições das (...)

Leia mais

Importante curso da Brigada de Incêndio envolve todos os setores do Colégio

Unidade: Funcionários

Para atender à legislação específica e favorecer a segurança no Colégio Logosófico, realizou-se nos dias 30 de abril (na Unidade Funcionários) e 02 de maio (na futura Unidade Vila da Serra) um curso da Brigada de Incêndio, envolvendo dirigentes, docentes e funcionários. O treinamento foi bem completo e tratou não somente da parte de incêndios, mas ofereceu também importantes orientações sobre primeiros socorros, com metodologia teórica e prática. As atividades provocaram (...)

Leia mais

Aprender a defender a “casinha mental” é tema de conversação no Infantil 4A

Unidade: Funcionários

Dando continuidade ao trabalho sobre as defesas mentais, a assessora Renata Pena esteve na sala com vários amiguinhos: Chiquinho, Maricotinha, Flora e Zequinha. Essa turminha mostrou uma situação vivida por eles, onde a distração favoreceu a atuação de um pensamento ruim. Em seguida, conheceram a imagem da “Casinha mental”. Descobriram que a nossa mente é como uma casa; se estamos distraídos e deixamos a porta aberta, muitos pensamentos ruins entram de fininho.  Renata Pena (...)

Leia mais

Alunos do Infantil 4B divulgam suas descobertas

Unidade: Funcionários

Dando continuidade ao projeto Lagartas e Borboletas, as professoras Shirléa Rocha e Marília Sales nos enviaram muitos relatos. Para que as crianças possam experimentar de fato o papel de pesquisadoras e serem protagonistas de sua aprendizagem e  ainda favorecer a socialização das descobertas, a busca pelo saber e a colaboração, lindas experiências têm sido vividas. Para descobrir “por que as asas das borboletas são coloridas?”, Lina Sofal, com o auxílio de sua mãe, pesquisou (...)

Leia mais

Conhecendo outras culturas na Educação Física Infantil

Unidade: Funcionários

Objetivando aumentar o repertório de brincadeiras e movimentos das crianças e desenvolver habilidades como tomada de decisão, orientação espacial e ordem, os professores propuseram aulas com brincadeiras de outras culturas. Eles tiveram a oportunidade de mostrar e descobrir com as crianças a origem de muitas brincadeiras que são comuns no nosso dia-a-dia e outras bem diferentes. Na primeira aula a brincadeira foi o JO KEN PO, da cultura japonesa. No jogo dois times ficam em lados (...)

Leia mais

Professores de Educação Física favorecem a criatividade infantil enquanto desenvolvem muitas habilidades físicas

Unidade: Funcionários

Objetivando aumentar o repertório de brincadeiras e movimentos das crianças, algumas aulas tiveram como foco o pneu, que é um material muito versátil nas práticas de Educação Física, podendo ser utilizado tanto para o cultivo da criatividade, como para o desenvolvimento de diversas habilidades motoras. Possivelmente a maioria de nós tem alguma lembrança de brincadeiras com pneus de carro. Hoje em dia utilizamos um pneu ainda melhor, que é o de kart. Eles são bem menores, mais leves (...)

Leia mais

Brincadeira divertida estimula a atenção no Infantil 3

Unidade: Cidade Nova

As crianças do Infantil 3 adoram aprender novas brincadeiras! Estimuladas por esse interesse, as docentes Regina Célia e Mariele Pires propuseram uma divertida dinâmica utilizando letras móveis de madeira, na qual trabalharam a atenção e a interação das crianças. No pátio da escola, as professoras utilizaram o quadro e escreveram com giz as letras iniciais de todos os alunos. Em seguida, colocaram as letras móveis de madeira no chão. Cada criança ficou responsável por encontrar (...)

Leia mais