Página: 404 de 842
Projeto Família apresenta linda surpresa no Infantil 4A
Para introduzir o projeto família na turma, as professoras Alessandra Salles e Taís Veiga apresentaram para as crianças um vídeo com fotos de todas as famílias. Esse momento foi super especial! As docentes têm trabalhado com as crianças sobre a família como um tesouro e como uma instituição divina. O cultivo de sentimentos como o de gratidão, generosidade, alegria e amor são constantemente estimulados nesses (...)
Leia maisBolhas de sabão criam oportunidades de aprender na Educação Física do Infantil
Os professores estão dando continuidade ao projeto Objetos Voadores, explorando dessa vez a bolha de sabão. Esta é uma atividade que as crianças gostam muito e pode ser trabalhada em diferentes idades, com objetivos específicos para cada faixa etária. A aula começa sempre com a apresentação do brinquedo. O sopro, para nós adultos, parece algo normal e automático, mas na infância esse movimento deve ser aprendido e treinado. Para realizá-lo, a criança precisa projetar os (...)
Leia maisDia Internacional do Livro faz recordar ao Infantil 4A que o conhecimento amplia a vida
Miss Assis planejou uma aula diferente para comemorar o Dia Internacional do Livro. Cada aluno levou de casa um livro de sua preferência. No Espaço do Conhecimento, todos tiveram a oportunidade de apresentar aos colegas e professoras seus livros preferidos. Muitas palavras e expressões in english surgiam durante as apresentações, mostrando-nos que a língua inglesa já faz parte do nosso dia a dia escolar. Todos fizeram um good job! Vale lembrar que o Colégio Logosófico iniciou nesse (...)
Leia mais2º Ano do Ensino Médio decide se “dissolveu ou derreteu” no Laboratório de Química
Os alunos aqueceram em banho maria, tubos de ensaio com uma pequena quantidade de tiossulfato de sódio, que é um sal hidratado de fórmula química Na2S2O35H2O. Em alguns instantes observou-se que o sal estava totalmente líquido. Eles reservaram o tubo de ensaio para aguardar seu resfriamento a temperatura ambiente. Enquanto aguardavam, houve a discussão sobre se o sal derreteu ou dissolveu. Observando a fórmula química desse sal e construindo uma resposta a partir das contribuições das (...)
Leia maisImportante curso da Brigada de Incêndio envolve todos os setores do Colégio
Para atender à legislação específica e favorecer a segurança no Colégio Logosófico, realizou-se nos dias 30 de abril (na Unidade Funcionários) e 02 de maio (na futura Unidade Vila da Serra) um curso da Brigada de Incêndio, envolvendo dirigentes, docentes e funcionários. O treinamento foi bem completo e tratou não somente da parte de incêndios, mas ofereceu também importantes orientações sobre primeiros socorros, com metodologia teórica e prática. As atividades provocaram (...)
Leia maisAprender a defender a “casinha mental” é tema de conversação no Infantil 4A
Dando continuidade ao trabalho sobre as defesas mentais, a assessora Renata Pena esteve na sala com vários amiguinhos: Chiquinho, Maricotinha, Flora e Zequinha. Essa turminha mostrou uma situação vivida por eles, onde a distração favoreceu a atuação de um pensamento ruim. Em seguida, conheceram a imagem da “Casinha mental”. Descobriram que a nossa mente é como uma casa; se estamos distraídos e deixamos a porta aberta, muitos pensamentos ruins entram de fininho. Renata Pena (...)
Leia maisAlunos do Infantil 4B divulgam suas descobertas
Dando continuidade ao projeto Lagartas e Borboletas, as professoras Shirléa Rocha e Marília Sales nos enviaram muitos relatos. Para que as crianças possam experimentar de fato o papel de pesquisadoras e serem protagonistas de sua aprendizagem e ainda favorecer a socialização das descobertas, a busca pelo saber e a colaboração, lindas experiências têm sido vividas. Para descobrir “por que as asas das borboletas são coloridas?”, Lina Sofal, com o auxílio de sua mãe, pesquisou (...)
Leia maisConhecendo outras culturas na Educação Física Infantil
Objetivando aumentar o repertório de brincadeiras e movimentos das crianças e desenvolver habilidades como tomada de decisão, orientação espacial e ordem, os professores propuseram aulas com brincadeiras de outras culturas. Eles tiveram a oportunidade de mostrar e descobrir com as crianças a origem de muitas brincadeiras que são comuns no nosso dia-a-dia e outras bem diferentes. Na primeira aula a brincadeira foi o JO KEN PO, da cultura japonesa. No jogo dois times ficam em lados (...)
Leia maisProfessores de Educação Física favorecem a criatividade infantil enquanto desenvolvem muitas habilidades físicas
Objetivando aumentar o repertório de brincadeiras e movimentos das crianças, algumas aulas tiveram como foco o pneu, que é um material muito versátil nas práticas de Educação Física, podendo ser utilizado tanto para o cultivo da criatividade, como para o desenvolvimento de diversas habilidades motoras. Possivelmente a maioria de nós tem alguma lembrança de brincadeiras com pneus de carro. Hoje em dia utilizamos um pneu ainda melhor, que é o de kart. Eles são bem menores, mais leves (...)
Leia maisBrincadeira divertida estimula a atenção no Infantil 3
As crianças do Infantil 3 adoram aprender novas brincadeiras! Estimuladas por esse interesse, as docentes Regina Célia e Mariele Pires propuseram uma divertida dinâmica utilizando letras móveis de madeira, na qual trabalharam a atenção e a interação das crianças. No pátio da escola, as professoras utilizaram o quadro e escreveram com giz as letras iniciais de todos os alunos. Em seguida, colocaram as letras móveis de madeira no chão. Cada criança ficou responsável por encontrar (...)
Leia mais