Alunos do Infantil 4B divulgam suas descobertas

Unidade: Funcionários | 8 May 2019

Dando continuidade ao projeto Lagartas e Borboletas, as professoras Shirléa Rocha e Marília Sales nos enviaram muitos relatos. Para que as crianças possam experimentar de fato o papel de pesquisadoras e serem protagonistas de sua aprendizagem e  ainda favorecer a socialização das descobertas, a busca pelo saber e a colaboração, lindas experiências têm sido vividas.

Para descobrir “por que as asas das borboletas são coloridas?”, Lina Sofal, com o auxílio de sua mãe, pesquisou bastante em casa. A aluna descobriu que as borboletas possuem asas coloridas para poderem se camuflar de seus predadores que são os pássaros, ratos, lagartixa e as aranhas. Quando uma borboleta de cor amarelada, por exemplo, pousa em uma flor amarela, ela consegue se esconder de um predador que pode estar no céu, numa plantinha ou no chão. Lina fez questão de fazer um cartaz com os predadores, flores e as borboletas para representar bem a sua explicação.

“Qual a menor borboleta do mundo?”. Clara Pellegrino nos disse que a menor borboleta do mundo chama-se Pigmeu Azul e é encontrada na América do Norte e vive nos desertos e pântanos. Elas têm, em média, de 5 a 7 mm, ou seja, é bem pequenina. Clara representou o tamanho da borboleta em uma maquete feita numa garrafa pet transparente e, para representar as borboletas, usou as pontas apontas de um lápis de cor.

Helena Arão queria saber “quanto tempo a lagarta vive no casulo?”. Helena descobriu que as lagartas ficam, em média, num período de repouso que pode durar de uma semana a um mês. O processo de transformação dura de acordo com a espécie e, durante o período em que ela está no casulo, vai se transformando. Somente depois que ela se transformar totalmente, que irá romper a pupa ou a crisália.

Luca Coutinho pesquisou “qual a menor lagarta do mundo?”. O aluno descobriu que a menor lagarta é a lagarta verde que pode medir 1 cm de comprimento. Luca aproveitou para falar que as lagartas de locomovem em forma de ondas.  Ao final de sua apresentação, o aluno entregou um adesivo de uma lagartinha, para cada colega, para facilitar a compreensão de todos.

Francisco Maia, através de sua pergunta “as borboletas ajudam o planeta?”, nos contou que as borboletas são ótimas polinizadoras. Ele disse que, ao posar e se alimentar das flores, as borboletas acabam espelhando o pólen das flores e, assim, contribuindo para o nascimento de novas plantinhas.

Assim, as pesquisas chegaram ao fim. Porém, o projeto Lagartas e Borboletas, continua sendo trabalhado com as crianças. Atualmente, as crianças estão descobrindo que, assim como a borboleta possui fases, o ser humano também possui várias fases e é importante aproveitar, cada uma delas, para podermos crescermos fortes, saudáveis e conscientes.