Bolhas de sabão criam oportunidades de aprender na Educação Física do Infantil

Unidade: Funcionários | 8 May 2019

Os professores estão dando continuidade ao projeto Objetos Voadores, explorando dessa vez a bolha de sabão. Esta é uma atividade que as crianças gostam muito e pode ser trabalhada em diferentes idades, com objetivos específicos para cada faixa etária. A aula começa sempre com a apresentação do brinquedo.

O sopro, para nós adultos, parece algo normal e automático, mas na infância esse movimento deve ser aprendido e treinado.  Para realizá-lo, a criança precisa projetar os lábios para fora como se fosse dizer a vogal u. Precisa que a mandíbula se mantenha estável e que a língua se retraia para que os lábios possam sustentar o sopro. Para conseguir fazer uma grande bolha a criança deve manter um sopro não muito forte, mas constante e equilibrado.

Fillipi Heringer e Ludmila Souza disseram que foi muito bom ver as crianças tão animadas: “Uma boa maneira de se aprender é fazê-lo de forma lúdica e divertida. E esta é a proposta da bolha de sabão nas aulas de Educação Física do Infantil. A aula foi um sucesso! Muitas crianças já conheciam a bolha de sabão, mas nunca tiveram a oportunidade de brincar com ela. Para estas, foi uma grande surpresa! As crianças tiveram muito interesse e todos puderam cultivar a persistência, a adaptação e a serenidade, juntamente com a alegria”.