Conhecendo outras culturas na Educação Física Infantil

Unidade: Funcionários | 8 May 2019

Objetivando aumentar o repertório de brincadeiras e movimentos das crianças e desenvolver habilidades como tomada de decisão, orientação espacial e ordem, os professores propuseram aulas com brincadeiras de outras culturas. Eles tiveram a oportunidade de mostrar e descobrir com as crianças a origem de muitas brincadeiras que são comuns no nosso dia-a-dia e outras bem diferentes. Na primeira aula a brincadeira foi o JO KEN PO, da cultura japonesa.

No jogo dois times ficam em lados opostos da quadra. Após o sinal dos professores, os alunos devem correr o mais rápido possível por um caminho pré-determinado que leva ao início da fila da outra equipe. Quando os dois alunos se encontram devem escolher um dos três itens que são: a pedra, o papel ou a tesoura. As regras são as seguintes:

• Pedra empata com Pedra e ganha de Tesoura
  • Tesoura empata com Tesoura e ganha de Papel
  • Papel empata com Papel e ganha de Pedra

O aluno que ganhasse continuaria pelo caminho até chegar no local do time adversário.

‘As crianças gostaram muito, pois esse jogo é muito animado e imprevisível. Além de cultivarem a atenção e observação, a generosidade se fez presente, pois a torcida foi grande para que o colega conseguisse alcançar seu objetivo”, manifestou a professora Ludmila Souza.