Página: 376 de 842
5º Ano inicia estudos sobre programação na aula de Informática
Durante a comemoração da linguagem Logo, o Google lançou um Doodle especial: um jogo que estimula o raciocínio lógico e os princípios da programação. Doodle é a logomarca do Google alterada para homenagear algo ou alguém. A linguagem de programação Logo é a primeira linguagem voltada para crianças, mas jovens e adultos também podem se aventurar.Ela é empregada, com muito sucesso, como recurso base no ensino regular e por principiantes em programação (...)
Leia maisInfantil 4A inicia projeto "Frutas de todas as cores e sabores"
Observando uma necessidade da turma, as professoras Alessandra Salles e Taís Veiga planejaram várias atividades sobre as frutas, com o objetivo de estimular a alimentação saudável e o experimentar novos sabores. Suco de abacaxi com a hortelã colhida no Jardim Pedagógico, atividade tátil para adivinhar a fruta colocada numa caixa especial, carimbo com desenhos de frutas, degustação de frutas não muito comuns, como o kiwi e a carambola, foram algumas ideias colocadas em prática pelas (...)
Leia mais"Culinária Saudável" encerra o semestre com alegria e vontade de voltar
As crianças que frequentam essa atividade puderam convidar seus pais para uma aula especial e, além disso, preparar um nutritivo bolo de cenoura com aveia e espetinhos de frutas que, para ficarem ainda mais gostosos, foram banhados em calda de chocolate, 60% cacau. "Quando perguntei às crianças sobre o que a aveia pode fazer em nosso organismo, que tipo de açúcar faz muito mal e o porquê de tentarmos acostumar o paladar com menos alimentos industrializados, elas simplesmente deram um (...)
Leia maisInfantil 5 exercita a valentia fazendo escalada
Os professores da Educação Física Infantil, Fillipi Heringer e Ludmila Souza realizaram um trabalho de campo com as duas turmas (manhã e tarde), no Ginásio de Escalada Summit, no bairro Jaraguá, dentro do projeto Atividades Físicas Contemporâneas. Após serem orientados sobre as normas de segurança e fazer vários combinados sobre a atividade, os alunos puderam observar o instrutor fazendo uma apresentação das vias de escalada. Eles vivenciaram dois tipos de escalada: a que (...)
Leia maisCircuito de obstáculos desafia alunos do Infantil
Os professores de Educação Física desenvolveram um desafiante circuito de obstáculos. Essa atividade auxilia no desenvolvimento da coordenação motora global, tonicidade, estruturação do espaço temporal e esquema corporal, com ênfase no equilíbrio. Os professores montaram vários obstáculos usando escadas, pneus, steps, banco sueco, tábuas, cones e espaguetes. Esses objetos foram organizados em um circuito, sendo que, quando o aluno acabava de passar por um obstáculo, havia (...)
Leia mais[Artigo] Dietas da moda são indicadas para crianças?
Uma alimentação adequada em quantidade e qualidade é um fator relevante na vida do ser humano, desde a concepção até a morte (1). Tendo um destaque para os primeiros anos de vida da criança, fase onde apresenta-se maior vulnerabilidade nutricional quanto ao risco de desnutrição (2). Estudos mostram que a ocorrência da desnutrição em etapas precoces da vida pode acarretar problemas de aprendizagem, além de gerar atrasos no desenvolvimento psicomotor e intelectual. (...)
Leia mais[Artigo] Posso usar temperos na comida do meu filho? Quais devo evitar e quais devo usar?
Não podemos falar de comida como algo apenas para suprir necessidades energéticas e nutricionais. O comer também é um ato cognitivo, pois se conhece pelo gosto. As palavras saber e sabor aparentam-se. A origem das duas palavras é a mesma, o termo latino sapere significa “ter gosto”. Isso indica que a fonte do conhecimento empírico direto é, etimologicamente, associada ao sentido do gosto (1). Assim, pode-se inferir que a comida está, estreitamente ligada à culturas às (...)
Leia maisInfantil treina atenção auditiva nas aulas de Música
É muito importante o treino auditivo. A professora Karina Haddad afirma que “quando bem estimulado, o aluno terá grandes ganhos na vida cotidiana, pois perceberá seus locutores de forma mais clara. Também entenderá melhor as melodias e harmonias”. Com esse objetivo Karina propôs alguns exercícios às crianças: Uma criança usa uma venda nos olhos, enquanto outra toca um instrumento em algum lugar da sala. O aluno caminha em direção ao som usando seu sentido auditivo. Um aluno (...)
Leia mais3º Ano amplia conhecimentos sobre as rochas e solo com a visita do professor Antônio Uberti
A turma do 3º Ano vem realizando um amplo estudo sobre as rochas e os tipos de solo. Juntamente com os professores de Educação Ambiental, Daniela Spillere, o estagiário Guilherme Antunes e o professor de Lógica Josemar Siqueira, usando o material Experimenta Ciências, os alunos levantaram hipóteses e realizaram experiências e registros sobre as rochas e como classificá-las em magmáticas, sedimentares e metamórficas. As crianças ficaram muito entusiasmadas com o estudo e passaram (...)
Leia maisTurma do 4°Ano exercita e amplia o conceito de esforço
A turma do 4º Ano vivenciou uma experiência muito significativa. As professoras, observando alguns movimentos da turma, concluíram que precisavam estimular as crianças a exercitarem e ampliarem dentro de si o conceito do esforço. Como ao longo do ano a turma está aprendendo sobre as descobertas que contribuíram para a ampliação do conhecimento e o desenvolvimento da humanidade, as crianças assistiram a partes do filme: Guerra do fogo. Em seguida, foram colocadas algumas questões (...)
Leia mais