Notícias

Página: 376 de 842


5º Ano inicia estudos sobre programação na aula de Informática

Unidade: Funcionários

Durante a comemoração da linguagem Logo, o Google lançou um Doodle especial: um jogo que estimula o raciocínio lógico e os princípios da programação. Doodle é a logomarca do Google alterada para homenagear algo ou alguém. A linguagem de programação Logo é a primeira linguagem voltada para crianças, mas jovens e adultos também podem se aventurar.Ela é empregada, com muito sucesso, como recurso base no ensino regular e por principiantes em programação (...)

Leia mais

Infantil 4A inicia projeto "Frutas de todas as cores e sabores"

Unidade: Funcionários

Observando uma necessidade da turma, as professoras Alessandra Salles e Taís Veiga planejaram várias atividades sobre as frutas, com o objetivo de estimular a alimentação saudável e o experimentar novos sabores. Suco de abacaxi com a hortelã colhida no Jardim Pedagógico, atividade tátil para adivinhar a fruta colocada numa caixa especial, carimbo com desenhos de frutas, degustação de frutas não muito comuns, como o kiwi e a carambola, foram algumas ideias colocadas em prática pelas (...)

Leia mais

"Culinária Saudável" encerra o semestre com alegria e vontade de voltar

Unidade: Funcionários

As crianças que frequentam essa atividade puderam convidar seus pais para uma aula especial e, além disso, preparar um nutritivo bolo de cenoura com aveia e espetinhos de frutas que, para ficarem ainda mais gostosos, foram banhados em calda de chocolate, 60% cacau. "Quando perguntei às crianças sobre o que a aveia pode fazer em nosso organismo, que tipo de açúcar faz muito mal e o porquê de tentarmos acostumar o paladar com menos alimentos industrializados, elas simplesmente deram um (...)

Leia mais

Infantil 5 exercita a valentia fazendo escalada

Unidade: Funcionários

Os professores da Educação Física Infantil, Fillipi Heringer e Ludmila Souza realizaram um trabalho de campo com as duas turmas (manhã e tarde), no Ginásio de Escalada Summit, no bairro Jaraguá, dentro do projeto Atividades Físicas Contemporâneas. Após serem orientados sobre as normas de segurança e fazer vários combinados sobre a atividade, os alunos puderam observar o instrutor fazendo uma apresentação das vias de escalada. Eles vivenciaram dois tipos de escalada: a que (...)

Leia mais

Circuito de obstáculos desafia alunos do Infantil

Unidade: Funcionários

Os professores de Educação Física desenvolveram um desafiante circuito de obstáculos. Essa atividade auxilia no desenvolvimento da coordenação motora global, tonicidade, estruturação do espaço temporal e esquema corporal, com ênfase no equilíbrio. Os professores montaram vários obstáculos usando escadas, pneus, steps, banco sueco, tábuas, cones e espaguetes. Esses objetos foram organizados em um circuito, sendo que, quando o aluno acabava de passar por um obstáculo, havia (...)

Leia mais

[Artigo] Dietas da moda são indicadas para crianças?

Unidade: Brasília

  Uma alimentação adequada em quantidade e qualidade é um fator relevante na vida do ser humano, desde a concepção até a morte (1). Tendo um destaque para os primeiros anos de vida da criança, fase onde apresenta-se maior vulnerabilidade nutricional quanto ao risco de desnutrição (2). Estudos mostram que a ocorrência da desnutrição em etapas precoces da vida pode acarretar problemas de aprendizagem, além de gerar atrasos no desenvolvimento psicomotor e intelectual. (...)

Leia mais

[Artigo] Posso usar temperos na comida do meu filho? Quais devo evitar e quais devo usar?

Unidade: Brasília

  Não podemos falar de comida como algo apenas para suprir necessidades energéticas e nutricionais. O comer também é um ato cognitivo, pois se conhece pelo gosto. As palavras saber e sabor aparentam-se. A origem das duas palavras é a mesma, o termo latino sapere significa “ter gosto”. Isso indica que a fonte do conhecimento empírico direto é, etimologicamente,  associada ao sentido do gosto (1). Assim, pode-se inferir que a comida está, estreitamente ligada à culturas às (...)

Leia mais

Infantil treina atenção auditiva nas aulas de Música

Unidade: Funcionários

É muito importante o treino auditivo. A professora Karina Haddad afirma que “quando bem estimulado, o aluno terá grandes ganhos na vida cotidiana, pois perceberá seus locutores de forma mais clara. Também entenderá melhor as melodias e harmonias”. Com esse objetivo Karina propôs alguns exercícios às crianças: Uma criança usa uma venda nos olhos, enquanto outra toca um instrumento em algum lugar da sala. O aluno caminha em direção ao som usando seu sentido auditivo. Um aluno (...)

Leia mais

3º Ano amplia conhecimentos sobre as rochas e solo com a visita do professor Antônio Uberti

Unidade: Florianópolis

A turma do 3º Ano vem realizando um amplo estudo sobre as rochas e os tipos de solo. Juntamente com os professores de Educação Ambiental, Daniela Spillere, o estagiário Guilherme Antunes e o professor de Lógica Josemar Siqueira, usando o material Experimenta Ciências, os alunos levantaram hipóteses e realizaram experiências e registros sobre as rochas e como classificá-las em magmáticas, sedimentares e metamórficas. As crianças ficaram muito entusiasmadas com o estudo e passaram (...)

Leia mais

Turma do 4°Ano exercita e amplia o conceito de esforço

Unidade: Florianópolis

A turma do 4º Ano vivenciou uma experiência muito significativa. As professoras, observando alguns movimentos da turma, concluíram que precisavam estimular as crianças a exercitarem e ampliarem dentro de si o conceito do esforço. Como ao longo do ano a turma está aprendendo sobre as descobertas que contribuíram para a ampliação do conhecimento e o desenvolvimento da humanidade, as crianças assistiram a partes do filme: Guerra do fogo. Em seguida, foram colocadas algumas questões (...)

Leia mais