Turma do 4°Ano exercita e amplia o conceito de esforço

Unidade: Florianópolis | 26 Jun 2019

A turma do 4º Ano vivenciou uma experiência muito significativa. As professoras, observando alguns movimentos da turma, concluíram que precisavam estimular as crianças a exercitarem e ampliarem dentro de si o conceito do esforço.

Como ao longo do ano a turma está aprendendo sobre as descobertas que contribuíram para a ampliação do conhecimento e o desenvolvimento da humanidade, as crianças assistiram a partes do filme: Guerra do fogo. Em seguida, foram colocadas algumas questões para a turma pensar: O que aprendi com o filme?; No filme vimos que os seres daquela época precisaram fazer o esforço de ficarem juntos, esquecerem as diferenças para irem em busca do fogo, e eu faço o esforço de conviver bem com os meus colegas?; Faço o esforço para vencer os pensamentos da falta de vontade e da preguiça?.

Após a conversa, as professoras fizeram uma dinâmica na qual cada criança elaborou uma produção textual sobre o livro de literatura que estava lendo e, em duplas, elaboraram outro texto que teria que ter a letra e a participação das duas crianças. As professoras questionaram: “Qual é o esforço que cada um terá que fazer dentro de si para fazer a atividade juntos, dialogar, pensando e conciliando as opiniões e observando os pensamentos que vão surgindo para em seguida fazerem um registro da experiência?”.

No final algumas crianças registraram que no primeiro momento não gostaram de fazer a atividade com o colega, mas fizeram o esforço para vencer alguns pensamentos e que por fim acharam muito legal a oportunidade de conhecer o colega um pouco melhor.

“As ideias não se apresentam se não são chamadas com a única linguagem que entendem. Essa linguagem é o esforço mental que fazemos para entender o que anelamos ou queremos. O esforço mental atrai a ideia, porque lhe oferece a oportunidade de manifestar-se; mas é essencial que você acostume sua vontade a manter-se ativa.” Sabedoria logosófica